Exploração sexual em meios turísticos é tema de palestra

Profissionais dos setores de turismo do estado participaram do evento (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Profissionais dos setores de turismo do estado participaram do evento (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Com objetivo de promover campanhas voltadas ao enfrentamento da violência sexual infantil, o coordenador geral de proteção à infância do Ministério do Turismo, Adelino Neto, realizou palestra em Rio Branco na sexta-feira, 27.

O seminário é uma das ações do programa Turismo Sustentável e Infância, e tem como forma de orientação o uso de manual e cartilhas como forma de sensibilização dos profissionais que trabalham no segmento do turismo.

O coordenador explica que o programa já está implementado em todo o Brasil, e o Acre se destaca pelo serviço prestado. “O trabalho aqui é feito com excelência. A Secretaria de Turismo conduz com maestria, servindo de exemplo para outros lugares do país. Aqui, é possível ver os equipamentos turísticos sinalizados, os hotéis divulgam o tema, e existe uma discussão e uma rede que faz todo um trabalho permanente em relação a tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho infantil. Além disso, há a constante divulgação da central de atendimento Disque 100”, destacou o coordenador.

Prevenção no Acre

Desde o último ano, a partir do Fórum de Combate do Tráfico Humano e Exploração Sexual, a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) trabalha com ações que envolvem a temática.

A gestora da Setul, Rachel Moreira, explicou que a campanha precisa ser fomentada em todos os setores de turismo, para evitar casos de violência.  “Na Setul, temos uma grande rede que enfatiza esse trabalho de divulgação da campanha em prol da prevenção contra a violência de crianças e adolescentes. Como sabemos, o turismo em nosso estado aumenta consideravelmente, por isso, essa palestra é importante para que os profissionais setores de turismo tenham conhecimento e saibam como orientar caso seja preciso”, explicou.

Os casos de suspeita de exploração sexual e infantil em meios de hospedagem, em atrativos turísticos ou envolvendo a rede de turismo no Brasil podem e devem ser denunciados. Para isso, basta entrar em contanto pelo Disque 100. O serviço disponibilizado pelo governo federal é gratuito e funciona 24 horas, em todos os dias da semana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter