Experiência pedagógica do Acre é referência nacional

Mais de 1900 escolas de 21 Estados se inscreveram ao Prêmio Nacional em Gestão Escolar

thumb_gestao_escolar_foto_gleilson_miranda_1.jpg

Escola Luiza Batista de Souza, vencedora do Prêmio Estadual de Gestão, está entre as 6 melhores práticas pedagógicas do país (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A escola acreana Luíza Batista de Souza é uma das seis finalistas do prêmio Referência Nacional em Gestão Escolar – Destaque Brasil. Pais, alunos, professores e funcionários da instituição acompanharam na tarde de ontem a transmissão ao vivo do anúncio da escola campeã diretamente de Brasília. Mais de 1900 escolas de 21 Estados se inscreveram ao Prêmio.

Expectativa e ansiedade marcaram os momentos que antecederam o anúncio. Toda a comunidade escolar se envolveu com o desenvolvimento dos projetos e com a torcida. Mas o primeiro lugar ficou com a escola DR. Luiz Pinto de Almeida, de Minas Gerais. “É gratificante, principalmente por sermos uma escola da periferia. Mesmo não tendo ficado em primeiro estamos muito felizes com o resultado”, destacou a coordenadora pedagógica, Jordineide dos Santos.

Os projetos para melhorar a qualidade de ensino, diminuir a evasão escolar e incentivar a escrito, além de ampliar o acesso à leitura da escola Luíza Batista de Souza são referência nacional em gestão juntamente com o trabalho realizado nas demais escolas finalistas.

As iniciativas garantiram à escola a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2005, a instituição obteve a nota 3,5, e em 2007 alcançou 4,2, índice maior que a meta projetada para o período e muito próximo do que o MEC propõe para este ano.

“Estamos mais confiantes para cobrar da escola mais qualidade de ensino, estou muito orgulhosa”, comemora Maria Ivanilde, mãe de aluno.

A escola foi credenciada a participar da etapa nacional do Prêmio depois de vencer a etapa estadual do Prêmio Referência em Gestão Escolar. A diretora da escola recebeu do governador Binho Marques o cheque de R$ 10 mil para investir nos projetos educacionais, além do bônus de 20% no salário dos servidores no mês subsequente. A gestora da instituição ganha uma  viagem de intercâmbio aos Estados Unidos para a troca de experiências com gestores americanos.

Assista ao vídeo.

* Com informações da TV Aldeia

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter