Expedição Interoceânica é homenageada em Puno

A noite de domingo, 25, foi marcada por homenagens e apresentações da cultura peruana com danças para os caravaneiros da II Expedição Interoceânica, em Puno, no Peru. Após um dia livre, onde os participantes visitaram as ilhas flutuantes de Uros no lago Titicaca, as autoridades locais realizaram uma sessão especial na parte da noite.

Os expedicionários visitaram as ilhas flutuantes de Uros no lago Titicaca (Foto: Diego Gurgel/Setul)

Os expedicionários visitaram as ilhas flutuantes de Uros no lago Titicaca (Foto: Diego Gurgel/Setul)

O presidente do governo regional de Puno, Maurício Rodriguez, deu as boas vindas ao grupo, e demonstrou satisfação em receber um grupo tão grande vindo pela Carretera Interoceânica. “Uma prova de que num futuro próximo, as exportações de produtos como cimento e peixes nobres como a Truta, serão frequentes, consolidando não só o turismo, mas também a relação comercial entre o Brasil e o Peru”, disse.

O presidente regional ainda homenageou os organizadores da Expedição, com uma medalha de honra à personalidades ilustres pelo Governo Regional de Puno. A secretária de Turismo e Lazer do Acre, Ilmara Lima, falou às autoridades peruanas que a ação contou com o apoio da presidenta Dilma Rousseff e da Embratur, a fim de consolidar a unificação dos estados da Amazônia Legal, na rota Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico. “É também é uma oportunidade de colocar Puno nas ‘prateleiras’ das operadoras nacionais na feira de turismo (Abav), no ano que vem, já que o turismo de Puno é muito similar ao presente no estado do Acre, que é o turismo vivencial rural, onde o visitante pode ter a oportunidade de viver a realidade dos nativos”.

Após a solenidade, um grupo folclórico de Puno, considerada o berço da cultura peruana, se apresentou com danças típicas (Foto: Diego Gurgel/Setul)

Após a solenidade, um grupo folclórico de Puno, considerada o berço da cultura peruana, se apresentou com danças típicas (Foto: Diego Gurgel/Setul)

Foram homenageados também com a medalha de honra, o cônsul do Peru no Acre, Jesus Carranza, o idealizador da Expedição, o empresário Oswaldo Dias, a assessora especial do governo de Rondônia, Lânia Silva, e o empresário Cassiano Marques, em seguida foram trocados presentes, simbolizando um intercâmbio cultural entre os dois países.

Após a solenidade, um grupo folclórico de Puno, considerada o berço da cultura peruana, se apresentou com danças típicas e convidou os caravaneiros e as autoridades brasileiras para participar da festa. A expedição deixou a cidade de Puno na manhã desta segunda-feira, 26, e está em direção à Arequipa, cidade considerada pela Unesco patrimônio histórico e cultural da humanidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter