Diagnóstico

Exames de videolaringoscopia e punção aspirativa por agulha fina são realizados sem fila de espera na Fundhacre

Os exames videolaringoscopia e punção aspirativa por agulha fina (Paaf), que são realizados na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (Sadt), passam a ser demanda livre neste mês de agosto.

A videolaringoscopia é utilizada para diagnosticar ou acompanhar a evolução de doenças como nódulos ou pólipos nas cordas vocais. Já o exame Paaf é um tipo de biópsia realizada com uma pequena agulha para obter amostras de tecido e líquido a partir de lesões sólidas ou císticas.

Exames videolaringoscopia e punção aspirativa por agulha fina passam a ser demanda livre na Fundhacre. Foto: Gleison Luz/Ascom Fundhacre

Ao todo, 761 pacientes aguardavam pelo exame de videolaringoscopia, e 480 pelo de exame de punção aspirativa. “Atualmente temos esses procedimentos em demanda livre. A fila foi zerada e agora o paciente já sai com a data do seu exame”, destaca a chefe do Sadt, Patrícia Oliveira.

Na Fundhacre, o Sadt tem como objetivo apoiar a realização de um diagnóstico assertivo, além de realizar procedimentos terapêuticos específicos para os pacientes, e ocorre durante toda a semana pelos períodos da manhã e da tarde, além de atendimentos aos sábados.

“Para que o paciente consiga realizar seu exame, ele precisar ter em mãos o pedido médico. Após ser direcionado ao ambulatório da Fundhacre para regular o procedimento, o paciente já sai com seu agendamento e data do exame”, encerrou Patrícia.

Atualmente são ofertados pelo Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (Sadt), exames de:

– Ultrassonografia oftalmológica;

– Eletroencefalograma;

– Broncoscopia;

– Eletroencefalograma com sedação;

– Ecocardiograma transtorácico;

– Eletrocardiograma;

– Gastrostomia percutânea;

– Eletrocardiograma com sedação;

– Raio-x  do tórax;

– Endoscopia com ligadura elástica esofágica;

– Endoscopia com esclerose;

– Ultrassonografia de carótidas;

– Ultrassonografia de partes mole e músculo esquelético;

– Todas as ultrassonografias (USG);

– Ligadura elástica de hemorroida;

– Punção aspirativa PAF (só de tireoide);

– Tomografia para pacientes internados;

– Ultrassom doppler arterial e venosa;

– Endoscopia;

– Videolaringoscopia;

– Colonoscopia;

– Espirometria.