Exames de fibrose hepática se iniciam nesta sexta em Rio Branco e Brasileia

Os dois aparelhos para exames de elastrografia hepática – exame que mede o nível de fibrose no fígado de pacientes com doenças hepáticas – chegaram ao Acre nesta quarta-feira, 26. O aparelho fixo foi encaminhado ao Serviço de Assistência Especializado (SAE) do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. O aparelho móvel está em Brasileia, no Hospital Raimundo Chaar, onde permanecerá por seis dias.

Os primeiros exames serão realizados nesta sexta-feira, 28, no HC, em Rio Branco, e no Hospital Raimundo Chaar, em Brasileia. Todos os pacientes com hepatites crônicas da capital devem se dirigir ao SAE para agendar os exames. Os pacientes de Brasileia devem procurar a unidade hospitalar do município. Depois de Brasileia, o aparelho móvel segue para Sena Madureira, Jordão, Tarauacá e Cruzeiro do Sul (as datas ainda serão divulgadas).

Os equipamentos foram cedidos pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH).“O exame é necessário para que os médicos avaliem se os pacientes podem ou não tomar a nova medicação disponível para hepatites, por isso buscamos a parceria com a SBH, pois o exame feito pelo fibroscan é menos invasivo e o resultado sai na hora”, explicou a secretária adjunta de Atenção à Saúde da Sesacre, Paula Mariano.

A equipe médica passou por diversos treinamentos para operar o aparelho. “Esse é um exame de ponta, que oferece mais conforto ao paciente, diferentemente da biópsia, um método invasivo e com resultado demorado”, atestou Cirley Lobato, médica infectologista.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter