O ex-ministro da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República, José Fritsch, está no Acre para conhecer o Complexo Industrial da Piscicultura e a política para o setor desenvolvida pelo governo do Estado. Ele presidiu a pasta durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Estive aqui durante enquanto era ministro e hoje posso ver a evolução que o Acre alcançou. Antes o que havia era a pesca artesanal e algumas pisciculturas particulares. Houve um avanço espetacular que vai desde a concepção do projeto do complexo até a forma de fazer essa política, onde os comunitários participam inclusive do conselho de administração da indústria”, observou o ex-ministro.
Um dos pontos importantes desse projeto é a gestão do complexo industrial, que tem dinheiro público e privado, mas será gerido pela iniciativa privada, com a participação dos pequenos piscicultores, através das cooperativas, acrescentou Fritsch. “Além disso, há a inovação tecnológica o resíduo zero, que muito chama a atenção. Até o sangue do peixe será aproveitado na fábrica de ração”, disse o ex-ministro.
Fritsch visitou o complexo industrial do peixe acompanhado pelo vice-governador César Messias e pelo secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães. Na manhã desta quarta-feira, 18, o ex-ministro foi recebido pelo governador Tião Viana.
O complexo industrial é um investimento de mais R$ 50 milhões, com recursos da iniciativa privada e do governo do estado. A iniciativa compreende uma fábrica de ração – a mais moderna do país em tecnologia, um laboratório de alevinagem e o frigorífico.