Ex-esgrimista faz campanha para carregar tocha olímpica no Acre

Dario (blusa listrada) participou de duas Olimpíadas, a da Finlândia em 1952 e do México em 1968 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Dario (blusa listrada) participou de duas Olimpíadas – a da Finlândia, em 1952, e a do México, em 1968 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na tarde desta segunda-feira, 19, a visita do ex-esgrimista olímpico Dario Marcondes do Amaral, candidato a carregar a tocha olímpica durante sua passagem pelo Acre. Aos 83 anos, ele faz uma campanha para conquistar a honra que consideraria encerrar com chave de ouro sua vida atlética.

Dario participou de duas Olimpíadas – a da Finlândia, em 1952, e a do México, em 1968. Também participou de oito Jogos Pan-Americanos. Encerrou sua carreira nos jogos mundiais da Suécia, em 1971.

Nascido em São Paulo, Dario mora há três anos no Acre com a filha e o genro. Ainda hoje cuida da saúde com vigor, praticando caminhadas, hidroginástica e academia. “Naquela época eu treinava quatro vezes por semana, por três horas. Hoje muita coisa mudou e o Brasil tem chance de pelo menos três medalhas na esgrima nas Olimpíadas de 2016”, conta Dario.

No site do Bradesco e do Comitê Olímpico, Dario já tem 63 indicações para carregar a tocha olímpica no Acre. O governador Tião Viana ainda ganhou o livro escrito por Dario, intitulado “Touché”, que conta sua história e da esgrima brasileira na época.

“É uma honra tê-lo aqui conosco, e vamos dar todo o apoio para que esse sonho se realize”, disse o governador.

O resultado de quem carregará a tocha olímpica sai em fevereiro de 2016.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter