Ex-doméstica melhora de vida como manicure em Tarauacá

Manicure Socorro triplicou a sua renda com o seu pequeno negócio (Foto: Alexandre Carvalho)

Manicure Socorro triplicou a renda com o seu pequeno negócio (Foto: Alexandre Carvalho)

Maria do Socorro Vieira da Silva é uma pessoa simples, humilde, de fala mansa. Nascida na cidade de Tarauacá e criada até os 17 anos no seringal Joaci, três horas de subida de barco pelo rio Tarauacá, Socorro mudou de vida desde maio do ano passado.

“Uma coisa muito boa aconteceu na minha vida naquele mês”, conta a tarauacaense, ao lembrar que foi exatamente há um ano que concluiu o curso de manicure e pedicure, patrocinado pela Secretaria de Pequenos Negócios, do governo Tião Viana.

“Minha vida mudou muito. Agora vivo bem melhor”, diz Socorro, enquanto atende mais uma cliente no pequeno salão que adaptou na sala de sua casa, na periferia de Tarauacá, onde antes ganhava “trocados” bordando toalhas de banho e de guardanapo e enfeitando sandálias havaianas.

Na casa de Socorro tem um pequeno negócio concretizado pelo governo Tião Viana (Foto: Alexandre Carvalho)

Na casa de Socorro tem um pequeno negócio concretizado pelo governo Tião Viana (Foto: Alexandre Carvalho)

Antes dos bordados, Maria do Socorro, 40 anos, casada e com uma filha de 22 anos, ajudava o marido, motorista de caminhão, a sustentar a casa trabalhando como doméstica. “Eu ganhava pouco”, lembra a ex-doméstica, que já começa a ter boa freguesia em sua casa, mas quer ampliar ainda mais seu pequeno negócio atendendo “em um ponto comercial”.

Com a quarta série do primeiro grau, Socorro participou dos cursos de manicure e de empreendedorismo e recebeu equipamentos da Secretaria de Pequenos Negócios para deslanchar em sua nova profissão. Os trezentos reais que chegava a faturar mensalmente com os bordados logo se transformaram nos mil reais que fatura por mês atualmente.

Pra mim, agora está ótimo. Eu melhorei de renda. Não dependo de ninguém. Quando eu quero um dinheiro, vou lá, pego e compro as minhas coisas”, comemora Maria do Socorro, que atribui a melhoria de sua vida e de sua família à oportunidade que foi dada pelo governo, que ela diz ter agarrado “com unhas e dentes”.

Enquanto atende as clientes, ela faz questão de agradecer ao governador Tião Viana por criar uma Secretaria que está dando condições das pessoas “subirem” na vida. “Eu agradeço muito ao Tião Viana por ter incentivado a gente a melhorar de vida. Esses cursos mudaram muito a minha vida e sou muito agradecida ao governador”, conclui Maria do Socorro.

Maria do Socorro diz que não depende mais de ninguém para comprar suas coisas (Foto: Alexandre Carvalho)

Maria do Socorro diz que não depende mais de ninguém para comprar suas coisas (Foto: Alexandre Carvalho)

Gerando emprego e renda em todo o estado 

O programa de Pequenos Negócios do governo Tião Viana já criou e ampliou nos 22 municípios do Acre mais de 6,5 mil pequenos negócios para pessoas de baixa renda. Como cada um desses pequenos negócios é tocado por um pai ou mãe de família, com média de quatro filhos, isso representa um volume de empreendimentos que já beneficia mais de 24 mil pessoas carentes do estado.

Gerando renda entre R$ 400 e R$ 5 mil, os pequenos negócios são instrumentos usados pelo atual governo acreano para promover a inclusão social, tirando da pobreza um percentual significativo da população sem renda e empregos. Até o final deste ano, a expectativa da Secretaria de Pequenos Negócios, comandada por José Reis e Sílvia Monteiro, é criar e ampliar mais 20 mil pequenos negócios, beneficiando outras 80 mil pessoas carentes.

{xtypo_rounded2}

Os números do programa

1.192 pequenos negócios em 2011

5.171 pequenos negócios em 2012

Estimativa de mais 20 mil pequenos negócios em 2013

Meta de 8.489 pequenos negócios em serviços em 2013{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter