Ex-aluna do Pronatec é contratada como camareira de hotel em Rio Branco

Lenilda agradece o governo do Estado pela oportunidade de profissionalizar-se e ser inserida no mercado de trabalho (Foto: Assessoria IDM)

Lenilda agradece o governo do Estado pela oportunidade de profissionalizar-se e ser inserida no mercado de trabalho (Foto: Assessoria IDM)

O governo do Estado tem beneficiando milhares de jovens e adultos ofertando formação profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nos 22 municípios do Acre. A formação é realizada pelo Instituto Dom Moacyr (IDM) em parceria com as secretarias de Estado, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e tem como parceiros proprietários de hotel como, Jucilene Nogueira, que cedeu o espaço para estágio do curso.

A formação tem transformado a vida dos alunos, muitos se tornam autônomos, iniciando seus pequenos negócios ou sendo inseridos na economia local, como foi o caso da ex-aluna do curso de camareira do IDM, Lenilda da Silva, que durante o período de estágio em um hotel, recém-inaugurado em Rio Branco, recebeu uma proposta de emprego e já começou a trabalhar.

Lenilda tem 44 anos, é moradora do bairro Montanhês e disse que estava sem trabalho e se inscreveu no Cras do Tancredo Neves para o curso de camareira, que teve a duração de dois meses. “Foi muito importante fazer o curso, antes trabalhava em casa de família, estou gostando de trabalhar como camareira. Meu marido achou ótimo, agora vou ajudar a pagar as contas da casa, quero continuar fazendo um bom trabalho me tornar governanta do hotel.”

O mercado de hotelaria está em expansão no Acre. Temos três grandes redes hoteleiras internacionais se instalando, e certamente haverá a necessidade de profissionais de diversas especialidades. As pessoas devem estar atentas à oferta de cursos, já que a certificação é pré-requisito para acessar ao mercado.

Para o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, “o histórico de formação profissional no Acre teve seu início nos governos de Jorge Viana e Binho Marques, que criaram alicerces para que chegássemos a alcançar a média de 50 mil alunos formados, atuando de maneira sucessiva na construção de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida da nossa gente”.

Serviço

Os interessados em receber informações sobre a oferta de cursos devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) localizados nos bairros de Rio Branco e no interior do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter