Diana Reis Sabino, 31 anos, casada, mãe de quatro filhos, nasceu em Rio Branco, é moradora do bairro Quinze, onde montou seu salão de beleza e trabalha diariamente. Diana fez o curso de cabelereira pelo Instituto Dom Moacyr, segundo ela, o salão é muito procurado, tem uma clientela fixa, e hoje já emprega mais três pessoas, sua renda ultrapassa a cinco mil reais por mês.
Diana foi beneficiada pelo Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego Pronatec – ofertado pelo governo do Estado por meio do Instituto Dom Moacyr.
Ela nos conta que o curso foi fundamental para a realização de seu sonho. “Eu já conhecia um pouco da área e precisava me aprofundar, o que mais me motivou no curso foram as aulas de corte de cabelo e as práticas que executávamos em lugares como no bairro Wanderley Dantas, beneficiando crianças, servidores de escolas públicas e a comunidade em geral, acho que fiz mais de mil cortes de cabelo com a prática”, disse.
Diana relata que já passou por grandes dificuldades, principalmente depois que teve os trigêmeos. “A vida era difícil, trabalhava com vendas de carros, mas o mercado ficou superado, eu e meu esposo fomos tentar uma nova possibilidade em Manaus, mas lá não tivemos a oportunidade de emprego. Voltamos para o Acre e soube do curso gratuito que o governo do Estado oferecia e resolvi fazer, com alguns meses depois já estava montando meu espaço inicial de trabalho nos fundos da minha casa”.
Diana diz que o local não oferecia conforto para os clientes, e em curto espaço de tempo construiu seu salão que fica entre a oficina de seu esposo e a casa onde moram. Hoje o salão é um espaço agradável e aconchegante, com mobiliário novo, ar condicionado e um excelente atendimento.
Conversamos com uma de suas primeiras clientes, Maria Gorete, que relatou: “a Diana sempre foi muito caprichosa, atenciosa e não atende as pessoas com pressa, ela é perfeccionista, e faz o trabalho muito bem feito, e eu sempre me mantive fiel a ela, é uma excelente profissional”.
Hoje ela se considera profissionalmente realizada, e agradece ao empenho do governador Tião Viana em investir nas pessoas para que se tornem autônomas. “Sempre quis fazer o curso de cabelereira, mas era muito caro, esse fiz sem pagar, em outro Estado não tive o apoio que tive no Acre”.
O objetivo do trabalho do governador Tião Viana é possibilitar que as pessoas após a formação se tornem empreendedoras, donas de seu próprio negócio. Há muitos casos como o de Diana em vários municípios do nosso Estado, de pessoas que tiveram a sua autonomia financeira conquistada e seu sonho profissional realizado. “São resultados como esse que nos motiva a seguir com o nosso trabalho”, enfatiza o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.
Aos interessados em conhecer os serviços do salão de beleza Ella Bella, onde são oferecidos serviços de corte, escova, coloração, selagem com ingredientes naturais, manicure e pedicure, entrar em contato com os seguintes telefones: 9958-7810/92073168/3224-6823 situado à Rua Boulevard Augusto Monteiro, Nº1131 Bairro Quinze – Próximo ao Posto Triângulo.