Evento voltado para observação de pássaros será realizado em Rio Branco

(Imagem: Divulgação)
O primeiro Avistar Acre será realizado entre os dias 5 e 7 de agosto, no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Imagem: Divulgação)

Os admiradores da observação de pássaros terão a oportunidade de ter um evento em Rio Branco voltado para esta prática. O primeiro Avistar Acre será realizado entre os dias 5 e 7 de agosto, no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Durante os três dias, serão promovidas atividades como palestras, mesas-redondas, oficina de iniciação a observação de aves, Avistar infantil e feira de exposição de produtos da cultura local, científico e outros.

(Foto: Divulgação)
No Acre, há mais de 710 espécies de aves registradas(Foto: Divulgação)

Além disso, dentro da programação, haverá o lançamento do livro virtual “As Aves do Acre”, de autoria do professor Edson Guilherme, e a entrega da Ordem da Estrela do Acre ao ornitólogo Johan Dalgas Frish, responsável pela primeira gravação do canto do uirapuru no Acre, em 1962, no Seringal Bagaço.

Para participar, basta se inscrever no site do evento ou na tenda de cadastramento que estará disponível no local. Estudantes do ensino fundamental, médio, graduação ou pós-graduação não pagam. Os demais, pagam uma taxa de R$ 150.

De acordo com o biólogo e organizador local do Avistar Acre, Rubens Matsushita, somente no Brasil, há mais de 2 mil espécies de aves, e mais de 710 estão no Acre.

“Durante o evento, pode ser que mais espécies sejam registradas, já que aqui é considerada uma das regiões mais ricas em diversidade de pássaros”, diz.

A pedagoga e organizadora do evento, Aurelice Vasconcelos, destaca que o Avistar trará benefícios em diversas áreas.

“A atividade da observação de pássaros vai além de um hobby, pois propicia a educação ambiental, ecoturismo, pesquisa, conservação e preservação da natureza”, afirma.

O Avistar Acre será promovido em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), Meio Ambiente (Sema) e Comunicação (Secom), Ufac, Instituto Chico Mendes (ICMBio), gabinete do deputado federal Raimundo Angelim e Grupo Irmãos Pinheiro.