Uma verdadeira festa do esporte foi assim a abertura dos Jogos Escolares de Rio Branco. Várias escolas da capital se reuniram na Arena da Floresta para comemorar com música, dança e muita animação. A alegria dos alunos era contagiante, como Odinéia Lima da Silva, estudante da escola Leôncio de Carvalho, que participa pela terceira vez. “A cada ano vai ficando mais legal, mais competitivo”, destaca.
A cerimônia contou com a apresentação de uma das cantoras do Festival da Canção 2016, e também de danças culturais, desenvolvidas por meio de projetos nas escolas públicas e da Apae. “Cada momento é de felicidade, de expectativa, para eles é tudo novo e importante”, afirma Dora Maia, coordenadora de arte e movimento da Apae.
A secretária-adjunta de Esporte, Shirley Santos, explica que esse é o lançamento da fase municipal, fase Rio Branco. “Os alunos de todas as escolas da capital se empenham nos jogos”. Uma novidade deste ano é a inserção do futebol e do judô nas competições, que até então contavam com as modalidades vôlei, basquete, handebol, vôlei de praia, xadrez, tênis de mesa e natação.
Trabalhando há 35 anos com educação e 32 na área do esporte, o homenageado da cerimônia, o professor José Rodrigues Júnior afirma que “a atividade física em geral já uma coisa muito importante na formação de qualquer cidadão, porque por meio do esporte ele se educa, principalmente quando você faz parte de uma equipe e que viaja para fora da sua cidade”.
O professor ainda assegura que “isso é uma coisa que a criança carrega para o resto da vida e muitas vezes, a medalha, o troféu, não é tão importante quanto a experiência que ela adquiri”.
A competição foi aberta oficialmente pelo prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre. “Aqui a gente viu muita esperança, o incentivo ao esporte, aqui também teve um trabalho social extraordinário, porque em um tempo como esse, investir no esporte, é combater as drogas, é combater a violência, é cuidar dessa juventude”.