Estudantes se apresentam no 1º Festival de Artes Negras

 

(Foto: Diego Gurgel/Secom)
O festival promove a temática da cultura negra (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O 1º Festival de Artes Negras levou mais cultura para o Mercado Velho, ponto turístico central da capital acreana. Exposição de fotos, dança, pintura, jogo da mancala e contação de histórias mobilizaram o público em torno do Mês da Consciência Negra. Alunos de sete escolas públicas se apresentaram como resultado de projetos pedagógicos desenvolvidos em sala de aula.

Jogos de origem africana foram resgatados (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Jogos de origem africana foram resgatados (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A coordenação de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) tem fomentado um novo olhar sobre a temática de direitos e igualdade nas escolas. “Enfrentar a estigmatização para resgatar a autoestima negra é um dos nossos trabalhos”, ressalta a coordenadora Izis Melo.

A professora Ednilza Rocha comenta a participação dos alunos da Escola Estadual Pimentel Gomes: “Apresentamos o sambalelê e no aprendizado resgatamos o gênero musical samba. Os estudantes vivenciaram a integração com a dança, que tem raízes africanas”.

Alunos de diversas escolas se apresentaram no evento (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Alunos de diversas escolas se apresentaram no evento (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A Escola João Calvino apresentou o maculelê, em que os alunos apresentaram coreografia com um jogo de bastões. Apresentaram-se ainda alunos das escolas estaduais Lindaura Leitão, Terezinha Miguéis, Sebastião Pedrosa, CERB, Marina Vicente e Anice Adib.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter