Após passarem seis dias em Brasília, os alunos acreanos selecionados para participar da quarta edição da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente retornaram ao Acre nesta quinta-feira, 28.
A conferência foi realizada de 23 a 28 deste mês e foi voltada para alunos de todo o Brasil, com idade entre 11 e 14 anos e que estivessem cursando os anos finais (6º ao 9º ano). Durante os seis dias do evento, educadores e estudantes debateram a construção de uma sociedade ambientalmente educada, trabalhando com temas que envolvem a preservação e a conscientização popular.
Os alunos acreanos, vindos de Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Sena Madureira, Porto Acre, Brasileia, Epitaciolândia, Capixaba, Acrelândia, Rio Branco, Jordão e Santa Rosa do Purus, também apresentaram a leitura do poema “Gameleira e o Rio” e a execução da música “Rio Estranho”, composição de Pia Vila, Felipe Jardim e Romerito Aquino.
Joaz Dutra, aluno da Escola Antônia Fernandes de Moura, de Santa Rosa do Purus, definiu a experiência em uma palavra: “Espetacular”. Segundo o estudante, foi possível ter contato com projetos incríveis e que tratam de assuntos muito relevantes para a qualidade de vida. “Muitas pessoas não acreditam nas ações que têm participação de adolescentes e crianças, mas esse encontro mostrou que todos podem fazer a diferença.”