boas práticas

Estudantes do Colégio Militar Tiradentes participam de ação voltada à educação ambiental

A conscientização socioambiental entre os jovens promove um ciclo de preservação do meio ambiente. Com isso, a temática foi abordada nesta terça-feira 14, para os estudantes da 2ª série do ensino médio do Colégio Militar Estadual Tiradentes (CMET) no Parque Chico Mendes. O governo do Estado, por meio das secretarias de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), de Planejamento e Gestão (Seplag) e Empreendedorismo e Turismo do Acre (Seet), promoveu essa visita de campo.

Cuidar do meio ambiente também diz respeito à saúde e à educação. Foto: José Caminha/Secom

O compartilhamento de boas práticas e as iniciativas de proteção ambiental propiciam relações estáveis e equilibradas com a natureza, criando uma rede colaborativa que beneficia o bem-estar de todos os seres vivos.

Alunos, durante visita ao Parque Chico Mendes. Foto: cedida

Por isso, cuidar do meio ambiente também diz respeito à saúde e à educação, produzindo, assim, uma multiplicação de práticas positivas na comunidade, sobretudo no contexto escolar, que é uma fonte de mobilização, reflexão e discussão sobre a relação entre teoria e prática.

A fim de despertar comportamentos voltados para uma consciência ecológica, bem como inserir conteúdos transversais, os estudantes do Colégio Militar também participaram de uma excursão no centro da cidade.

Adagilsa Bandeira, guia de turismo da Seet. Foto: José Caminha/Secom

Além disso, foi abordada a história sobre os prédios governamentais, como o Palácio das Secretarias, e a prefeitura de Rio Branco.

Breve expedição na Praça da Revolução. Foto: José Caminha/Secom

Adagilsa Bandeira, guia de turismo da Seet, destacou alguns tópicos sobre a breve expedição: “Iniciamos o passeio pela Praça da Revolução. Na oportunidade, foi explanado sobre o monumento de Plácido de Castro, que conserva a memória sobre o comandante e líder da Revolução Acreana”.

Monumento da Praça da Revolução. Foto: José Caminha/Secom

Na praça, também foram apresentadas algumas ideias acerca do monumento centenário da Revolução, com base nas percepções individuais, mas tendo como suporte teórico a Gestalt. A ciência está interessada em compreender os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, cinema, fotografia.

Jeferson Barbosa, sargento do colégio Militar. Foto: José Caminha/Secom

Jeferson Barbosa, sargento responsável por acompanhar os adolescentes, disse: “Os alunos estão conhecendo mais sobre as histórias da capital acreana, e no parque Chico Mendes eles participaram de uma visita ecológica, a fim de compreender mais da fauna e flora do estado”.

O sargento evidenciou, ainda, que o Colégio Estadual Tiradentes é uma instituição pioneira acerca da responsabilidade socioambiental.

Clara Nascimento, estudante. Foto: José Caminha/Secom

“É importante ter contato com o meio ambiente e realizar trocas de experiências, pois é a partir disso que vamos entender sobre a natureza, e ter mais responsabilidade com o que é nosso”, relatou a estudante Clara Mesquita.

Isaías Nascimento, estudante. Foto: José Caminha/Secom

“Essa conscientização sobre o meio ambiente é uma oportunidade de aprender mais sobre nossas riquezas ambientais, de modo que o Acre, contido na região Norte, tem uma cultura de espécies que é uma das maiores do Brasil”, completou Isaías Nascimento, estudante.

Concurso de fotos

“A Seplag organizou um concurso de fotografia para os estudantes que estavam na visita ecológica ao Parque Chico Mendes. Os interessados deverão retratar fauna, flora e demais paisagens do parque por meio de imagens”, contou Renata Rodrigues, técnica em monitoramento socioambiental da UCP/REM Fase II.

O engenheiro florestal da Semapi, Júlio Cesár Negreiros, fez algumas exposições sobre a floresta, destacando pontos sobre a sustentabilidade, o regime hidrológico, e a importância das florestas para a manutenção do equilíbrio do ecossistema.

Engenheiro florestal da Semapi, Júlio Cesár Negreiros. Foto: José Caminha/Secom

A publicação da fotografia mais votada será feita no dia 17, sexta-feira, pelo instagram da Secretaria de Planejamento e Gestão, do programa REM Acre, Ciopaer e Semapi.

O vencedor com a fotografia mais votada poderá desfrutar de um momento de vivência com a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer).