Estudantes do Acre são os únicos da região Norte premiados nas Olimpíadas de Português

Olimpíada tem como objetivo contribuir para a formação de professores, tendo em vista a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras

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Os alunos Eduarda Pinheiro e Mateus Sousa foram os dois alunos da professora Elisângela Araújo premiados na Olímpiada (Fotos: Assessoria/SEE)

A rede pública de ensino do Acre está de parabéns. Foi a única da região Norte a ter campeões na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, promovido pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social. A premiação aconteceu ontem, 29, em Brasília, com a entrega de medalhas e computadores pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aos estudantes Mateus Albuquerque de Sousa, da Escola Craveiro Costa e  Eduarda Moura Pinheiro, da Escola Francisca Rita de Cássia, ambas de Cruzeiro do Sul.

Mateus Albuquerque de Sousa ganhou na categoria opinião, e Eduarda Moura Pinheiro, no gênero memórias. Os professores dos respectivos estudantes também receberam prêmios e as escolas irão ganhar laboratório de informática e uma biblioteca. Com o tema O Lugar Onde Vivo, as olimpíadas teve a participação de mais de 7 milhões de alunos de todo país, que concorreram nos gêneros poesia, destinado aos alunos de 4ª e 5ª séries; memória, para os de 7ª e 8ª séries; e artigo de opinião escritos por estudantes de 2º e 3º anos do ensino médio.

Para chegar até a final, os 20 estudantes e 20 educadores premiados, cinco em cada categoria, representando as cinco regiões do país: oito do Nordeste, sete do Sudeste, dois do Centro-Oeste, dois do Norte (Acre) e um do Sul, enfrentaram antes as etapas municipais, estaduais, regionais e por fim, a nacional. Nestas fases, professores e alunos recebem oficinas para aperfeiçoarem seus textos. Todo este processo influi para que o docente reflita sobre as metodologias empregadas e façam mudanças que melhorem a qualidade da escrita. 

A Olimpíada tem como objetivo contribuir para a formação de professores, tendo em vista a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A proposta disponibiliza aos docentes da rede pública uma metodologia instigante, baseada no ensino e aprendizagem da língua, por meio de gêneros textuais.

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