Estudantes do Acre conquistam medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Mais de 1.750 alunos do Estado participaram da competição

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) acontece anualmente e tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico, estimular o interesse dos estudantes pela Astronomia, Astronáutica e demais ciências. Este ano, mais de 803 mil estudantes de todo o país participaram da OBA, incluindo estudantes do Acre, que apresentaram bom desempenho na competição. O Estado conquistou uma medalha de ouro e quatro de bronze. Mais de 1.750 alunos do Acre participaram das competições, que envolvem estudantes de escolas públicas e privadas.

Segundo os organizadores do evento, cerca de 360 medalhistas ainda tiveram a oportunidade de participar das Jornadas Espacial, de Energia e de Foguetes, tendo como critério classificatório a colocação na olimpíada.

“Os grupos puderam visitar lugares importantes como, por exemplo, o Memorial Aeroespacial Brasileiro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o planetário do Rio de Janeiro, o observatório do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e a Hidrelétrica de Funil, na cidade de Itatiaia (RJ)”, informam.

“O intuito é preparar os alunos para a olimpíada e estimulá-los a aprender mais sobre as ciências espaciais”, relata o astrônomo Dr. João Canalle, coordenador nacional da OBA.

Para quem deseja participar de eventos ligados às ciências astronômicas e espaciais, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) abrirá suas inscrições a partir de janeiro. A prova acontecerá  no dia 11 de maio de 2012. Os melhores classificados poderão integrar a equipe brasileira e representar o país nas olimpíadas internacional e latino-americana, além de participarem das Jornadas Espacial, de Energia, de Foguetes e no Space Camp.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter