Nesta segunda

Estudantes do 3º ano começam as aulas no Ifac

Alunos da rede pública estadual terão aulas no Ifac (Foto: Resley Saab/SEE)

Mais de 150 estudantes dos terceiros anos da escola de ensino médio Glória Perez começaram nesta segunda-feira, 20, as aulas no Instituto Federal do Acre (Ifac), numa parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e o instituto.

Esses estudantes terão aulas nas dependências do Ifac porque optaram por não participar da educação integral, nova modalidade de ensino que abrange dois turnos.

Na cerimônia de abertura do ano letivo, os alunos participaram de dinâmicas sobre a importância da tolerância e do respeito com o próximo e puderam conhecer o campus Rio Branco do Ifac, no conjunto Xavier Maia, bairro Placas.

“A acolhida desses estudantes é uma forma de mostrar que estamos todos juntos pela educação e uma oportunidade para que esses jovens conheçam os nossos cursos técnicos e os superiores, e possam continuar seus estudos aqui mesmo, assim que terminarem o ensino médio”, ressalta a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante.

Nas palavras do secretário de Educação e Esporte Marco Brandão, a ênfase foi para a parceria sólida e responsável da SEE com o Ifac, que vai garantir mais qualidade aos professores da rede pública que vão atuar dentro do Instituto.

“O Ifac vai servir para formar expertise dos profissionais que atuam na SEE, uma vez que estará sendo um laboratório para nossos professores que vão participar das atividades aqui dentro”, ressalta Brandão.

Hoje, o Ifac conta com cinco mil estudantes, que são servidos por 630 funcionários. No país, os institutos federais são a maior rede de ensino técnico e superior, com 660 campi, todos interligados.

Participaram também da cerimônia o reitor do campus do Ifac Rio Branco, Wemerson Fittipaldi de Oliveira, a diretora de Ensino da SEE, Rúbia Cavalcante, a coordenadora de zoneamento escolar do bairro São Francisco, Ana Maria das Neves Costa, a coordenadora do Projeto Poronga, Emily Areal, e o coordenador do programa Quero Ler, Evaldo dos Santos Viana.