Começou nesta sexta-feira, 2, e vai até o dia 6 a fase estadual dos Jogos Escolares de 12 a 14 anos com a participação de 500 estudantes. Para duas atletas de voleibol da escola Tupanir Gaudêncio da Costa, de Tarauacá (distante 450 quilômetros da capital) Marcelina Dantas, 12, e Gleiciane Oliveira, 14, a competição tem um sabor especial. Elas disputam os jogos pela primeira vez.
“Além de ter a oportunidade de disputar os Jogos Escolares também pude conhecer Rio Branco pela primeira vez. Uma cidade linda que somente através do esporte foi possível”, disse Marcelina, que é a levantadora do time.
“Para mim representa a realização de um sonho. Sempre quis estar aqui. Jogar esta competição. Poder defender a minha escola e a minha cidade. Agradeço ao governo do Estado por nos proporcionar esse momento inesquecível em nossa vida estudantil”, comentou a atacante Gleiciane de Tarauacá.
E a equipe das duas estudantes começou bem a competição. Elas venceram a forte equipe do Alcimar Nunes Leitão, de Rio Branco, por 2 sets a 0, na abertura do torneio, no ginásio Álvaro Dantas. E seguem firmes na disputa.
Os Jogos Escolares contam com a participação de 41 equipes representantes das quatro regiões do estado mais as escolas campeãs e vice-campeãs da fase municipal de Rio Branco. As modalidades em disputa são futsal, voleibol, xadrez, natação e ciclismo envolvendo 13 municípios: Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Xapuri, Porto Acre, Brasileia, Bujari, Manoel Urbano e Assis Brasil.
No ginásio do Sesi serão disputadas as modalidades de futsal e handebol. Já no ginásio Álvaro Dantas acontecem as partidas de voleibol e basquetebol. Na pista do Sesi serão realizadas as provas de atletismo. Tênis é disputado pela primeira vez na sede da AABB, assim como a natação.
Os campeões da fase estadual representam o Acre na fase nacional, que acontece de 5 a 14 de setembro em Natal (RN). O governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte garante toda estrutura de transporte, alojamento e refeições diárias para todos os cerca de 500 atletas inscritos na competição.