Os estudantes eleitos para participar da 3ª edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano (JPA) tomaram posse na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã desta sexta-feira, 8.
O JPA é uma inciativa da Aleac, em parceria com a Secretaria de Educação Cultura e Esportes (SEE) e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). São 24 estudantes, eleitos por suas comunidades escolares, que terão a oportunidade de vivenciar o cotidiano de um deputado estadual.
Durante a cerimônia também foi formada a mesa diretora, além da diplomação e posse dos novos membros dos Jovens Parlamentares.
O presidente da Aleac, Luiz Gonzaga, falou em seu discurso que o programa incentiva o envolvimento da juventude em busca de melhor qualidade de vida e desperta o interesse dos jovens pela boa política.
O programa dá oportunidade para jovens do ensino médio da rede pública conhecerem o processo democrático e legislativo em uma jornada parlamentar, junto aos deputados do estado do Acre. Os estudantes vivenciam todo o processo eleitoral, desde eleições diretas nas escolas, e assumem o exercício de mandato durante quatro meses.
Além disso, o JPA prepara a juventude para exercer sua plena cidadania, conhecer seus direitos e deveres junto à sociedade em que está inserida.
O secretário de Educação, Aberson Carvalho, elogiou o papel do Estado nas relações de poder, enaltecendo a possibilidade de os Jovens Parlamentares ocuparem cargos importantes futuramente, evidenciando a relevância do projeto para o desenvolvimento desses jovens.
A estudante do Colégio Acreano, Valesca Peralte, diz que está sendo uma experiência muito boa e acredita que todos os participantes merecem e podem fazer um excelente trabalho. Diz ainda que reforçará a voz das mulheres na Aleac.
O desembargador Junior Alberto, presidente do TRE/AC, destaca o entusiasmo em abrir as portas da casa legislativa para jovens talentosos, ressaltando a importância do projeto para o estado.
Diferente das edições anteriores, participam do projeto jovens da zona rural e urbana de Rio Branco, além dos representantes das regionais do estado.