Estudantes de escola rural prestigiam Mostra Viver Ciência Itinerante

Alunas da escola rural 15 de Junho, localizada na BR-364. (Foto: Thais Farias/SEE)

Cerca de 30 alunos da escola rural 15 de Junho, localizada na BR-364, sentido Tarauacá-Cruzeiro do Sul, na comunidade Rio Acuraua, visitaram as atividades da Mostra Viver Ciência Itinerante, na tarde desta quinta-feira, 7, na escola Djalma da Cunha Batista, em Tarauacá. Esta é a primeira vez que estudantes da escola rural se deslocam para a zona urbana da cidade para prestigiar a Mostra.

Uma oportunidade que alunos como Raimunda Nonata Mesquita, de 13 anos,  têm para projetar sonhos e realizações futuras. “Estou achando muito interessante poder participar desse evento. Acho bom porque podemos aprender um pouco mais sobre todas as ciências, matemática, física, biologia e muito mais”, diz a aluna da 8ª série.

A escola atende aproximadamente 250 alunos residentes na zona rural, do 1° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio. O coordenador da instituição explica que todos ficaram felizes com a notícia de que iriam participar do evento como visitantes.

“É uma rotina nova para eles, que já estão ansiosos para voltar no próximo ano. Colaborar com a Mostra, prestigiando os trabalhos expostos já alimenta em cada estudante da zona rural a vontade de poder apresentar um projeto científico, e é em cima disso que trabalhamos ”, diz Domingos Paulo de Souza.

A instituição atende cerca de 250 estudantes (Foto: Thais Farias/SEE)

A Mostra, que este ano expõe mais de 40 atividades, envolve de maneira interativa os estudantes de 23 escolas, urbanas e rurais, além de escolas indígenas, que também visitam o evento. “Participar de uma feira científica vai acrescentar muito pra mim como aluna. O que achei mais interessante foram os experimentos, que quero muito aprender, estudar e colocar em prática”, ressalta a aluna Raimunda Mesquita.

Para o coordenador, “é uma oportunidade muito boa que eles estão tendo, pois estão interligando conhecimentos entre escolas urbanas e rurais, fazendo uma ponte para a melhoria da educação.  É melhor ainda que tenham o conhecimento das ciências e saibam conviver com outras escolas, outros alunos e suas peculiaridades”, observa.

Asas da Florestania

Estudantes prestigiam pela primeira vez a Mostra (Foto: Thais Farias/SEE)

Os professores que lecionam na escola 15 de Junho, em visita a Mostra Viver Ciência Itinerante junto aos alunos, fazem parte do Projeto Asas da Florestania, uma iniciativa do governo de Estado, em parceria com as prefeituras, que leva educação às comunidades rurais, de difícil acesso. Em funcionamento desde 2005, o programa começou com o Ensino Fundamental, aderindo em 2008 ao Ensino Médio e em 2009, ao Ensino Infantil, o Asinhas da Florestania.

Muitos alunos que iniciaram pelo Asas, hoje, já são professores ou estão fazendo faculdade. O Asinhas atende crianças entre 4 e 5 anos de idade. Nessa modalidade, os agentes educacionais vão até às famílias e fazem o acompanhamento escolar domiciliar. Em 2017, o programa chegou a 2.371 crianças.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter