Estudantes de escola estadual serão anfitriãs da Chama Olímpica

(Foto: Diego Gurgel/Secom)
Joyce e Francisca Janiele receberão a lanterna que contém a Chama Olímpica e acenderão a primeira Tocha (Foto: Diego Gurgel/Secom)

As estudantes do nono ano da Escola João Mariano Joyce dos Santos e Francisca Janiele Batista, de 14 anos, serão as responsáveis por receber a lanterna que contém a Chama Olímpica e acender a primeira Tocha em Rio Branco, no Acre, nesta terça-feira, 21.

A escolha foi feita por meio do Ministério da Educação (MEC), já que a instituição acreana, localizada no bairro Taquari, pontuou 5,9 no Indíce de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sendo uma das maiores da Região Norte na categoria Fundamental II.

O processo de seleção ainda contou com a produção de uma redação, que tinha como temática “A Paz nos Jogos Olímpicos”. Com as maiores notas de toda a turma, as alunas foram as escolhidas para representar o estado no concurso Anfitriões da Chama Olímpica.

“É uma grande responsabilidade, pois serão as duas que receberão o símbolo no ponto inicial, no Mercado Rui Lino, e acenderão a Tocha do primeiro condutor. Elas ainda irão acompanhar os primeiros 200 metros do percurso”, explica a secretária de Estado de Esporte, Shirley Santos.

(Foto: Diego Gurgel/Secom)
As estudantes foram escolhidas por meio da nota do Ideb e de uma redação sobre os Jogos Olímṕicos (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Expectativa

Ansiosas e nervosas. Este é o atual sentimento de Joyce e Francisca Janiele. Elas ainda destacam a honra de poder representar a escola durante o momento histórico.

“É um privilégio para nós, para nossa família, para nossa escola e para o Acre. Sabemos que é um evento de grande dimensão, e fazer parte disso é de muito orgulho”, diz Joyce.

Francisca Janiele diz que não esperava ser uma das escolhidas: “Foi uma grande surpresa, e fico muito feliz de poder fazer parte desse evento”.

A diretora da escola, Eliete Maia, conta que o convite, feito por meio do MEC e do Ministério do Esporte, é um reconhecimento para a escola e para o Acre. “É de nos orgulhar muito, pois somos uma escola de periferia, e receber esse reconhecimento é uma felicidade sem igual, que dinheiro nenhum paga”, ressalta.

Tour da Tocha em Rio Branco

No dia 21, Rio Branco será a capital dos Jogos Olímpicos. A Chama está prevista para chegar às 10h30 ao Aeroporto Internacional de Rio Branco. O revezamento se inicia a partir das 13 horas, no Mercado Rui Lino, com previsão de chegada às 18 horas na Gameleira.

O tour pela capital inclui alguns pontos turísticos, como a Praça da Betel e da Semsur, Skate Park, Praça da Revolução, Palácio Rio Branco, Novo Mercado Velho e Praça da Juventude, que receberão eventos culturais durante todo o dia.

Ao todo, serão 24 quilômetros percorridos e 120 pessoas que revezarão a Chama a cada 200 metros. Esse é um dos maiores trajetos de todo o Brasil. Outro diferencial é que o Acre será um dos únicos estados no qual o símbolo irá pernoitar, permanecendo 24 horas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter