Estudantes de Cruzeiro do Sul representam o Acre em Feira Internacional de Ciências

Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Henrique Ruth, de Cruzeiro do Sul, participaram da 25ª Feira Ciência Jovem. Uma feira internacional de ciência, realizada na cidade de Recife (PE), nos dias 6, 7 e 8, no Shopping Riomar.

A Escola Dom Henrique Ruth desenvolveu a Expociência do HR 2019, com projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). O projeto vencedor intitulado Índice de Doença de Chagas no Vale do Juruá – Acre e foi convidado a participar da Feira Ciência Jovem em Pernambuco, representando o Acre. Dom Henrique Ruth foi a única escola acreana a participar do evento.

Exposição apresentou 300 projetos de estudantes e professores de todo o país, além da Colômbia, Paraguai, México e Porto Rico. Foto: Cedida

A Ciência Jovem é uma feira internacional de ciência realizada anualmente pelo Espaço Ciência, em Recife. Por meio dela, professores e alunos têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas no seu cotidiano de forma lúdica e criativa, fomentando a cultura científica.

“Foi uma experiência muito boa para a escola e para os nossos alunos, que além de representarem a escola, também representaram o estado. Agrademos muito o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, pois o secretário Mauro Cruz nos proporcionou a compra das passagens para participarmos”, comentou o professor Jair Costa, gestor da escola Dom Henrique Ruth.

Dom Henrique Ruth foi a única escola acreana a participar do evento. Foto: Cedida

A exposição apresentou 300 projetos de estudantes e professores de todo o país, além da Colômbia, Paraguai, México e Porto Rico. Muitos trabalhos utilizaram o mesmo rigor científico que é desenvolvido nos centros de pesquisa.

Durante a realização da Feira, foram apresentadas iniciativas de popularização da ciência, tecnologia e desenvolvimento de projetos de pesquisa, divulgação e informação. Também incluiu a categoria Educação Científica, voltada para professores.

Os projetos foram apresentados em formato de relato reflexivo de uma experiência pedagógica vivenciada pelo professor com alunos da educação básica e ensino técnico profissionalizante e foram expostos na forma de pôster com apresentação oral.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest