Estudantes do curso de Engenharia Florestal, da Universidade Federal do Acre (Ufac), participaram de um encontro com os coordenadores das principais cadeias produtivas que estão sob a responsabilidade da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) na manhã dessa segunda-feira, 11. A intenção do encontro é aproximar os estudantes dos cursos que possuem relação com a produção agrícola da Seaprof.
A iniciativa foi elogiada pelos alunos, que por meio da parceria, saem do espaço físico da Ufac e passam a vivenciar um pouco do trabalho de quem tem como objetivo oferecer assistência técnica aos produtores rurais. “Isso era o que estava faltando no nosso curso. Faltava essa parte de extensão, a gente fica muito em sala de aula”, destaca a estudante de engenharia Florestal Alexandra Menezes.
Os universitários conheceram como é desenvolvido o trabalho de assistência técnica nas cadeias produtivas do açaí, piscicultura, horticultura, castanha, borracha, mandioca e fruticultura.
A professora da Ufac e doutora em Engenharia Florestal, Nazaré Macêdo, falou sobre o trabalho de parceria entre a universidade e a Seaprof. “Esse é um processo inicial dessa parceria. A possibilidade é integrar as ações para proporcionar aos alunos formas, meios e instrumentos para que eles vivenciem o trabalho de campo desenvolvido pela secretaria”, disse.
Para o gestor da Seaprof, Glenilson Figueiredo, a Ufac perto do governo representa a possibilidade de melhor formação daqueles de daqui alguns anos serão os responsáveis pela assistência técnica. “Nosso objetivo é difundir ao máximo o conhecimento. Espero fortalecer essa parceria com a Ufac para que esses estudantes tenham condições de ajudar da melhor forma os nossos produtores”, destacou.