Alunos do curso de saúde coletiva da Universidade Federal do Acre (UFAC) encerraram na terça-feira, 20, um estágio supervisionado em setores que fazem parte dos Departamentos de Ações Programáticas Estratégicas (DAPE) e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
O estágio beneficiou 19 estudantes que, durante o encerramento, apresentaram planos de ação que podem melhorar a qualidade dos serviços e atendimentos prestados à população do estado.
Por meio do estágio supervisionado, os alunos vivenciaram um pouco das atividades e tiveram a oportunidade de apontar caminhos que corrijam as deficiências identificadas nos departamentos durante o período.
Durante 30 dias, os universitários se juntaram aos setores da rede de atenção psicossocial, rede viver sem limites, rede cegonha, doenças crônicas e acompanharam os serviços prestados à comunidade.
“É um momento de extrema importância, pois é uma troca de experiência e um momento que a academia está próxima a gestão, o que facilita para eles, como futuros profissionais, o entendimento das políticas públicas em saúde” diz João Paulo Silva, gerente do DAPE.
A estudante Taciana de Melo, do 7º período de saúde coletiva, e contemplada com o estágio, fala da experiência. “O estágio foi muito proveitoso, tive contato com uma área que não tinha nenhum contato que foi a rede de atenção psicossocial. Participamos de algumas reuniões que nos ajudaram a identificar, entender e tentar solucionar alguns problemas”.
Os universitários devem voltar para um segundo estágio e colocar em prática os planos de ação elaborados durando a primeira fase do estágio.