Estudantes da rede pública participam de aula inaugural dos cursos do Pronatec na Usina de Arte

A aula inaugural ocorreu na última quarta-feira, 7, na Usina de Arte (Foto: Val Fernandes)
A aula inaugural ocorreu na última quarta-feira, 7, na Usina de Arte (Foto: Val Fernandes)

A aula inaugural ocorreu na última quarta-feira, 7, na Usina de Arte (Foto: Val Fernandes)

Com esforço do Instituto Dom Moacyr (IDM) e da Fundação Elias Mansour (FEM), o governo do Acre ampliou a oferta de cursos profissionalizantes para os alunos da rede pública de ensino, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nas áreas de artes dramáticas, artes visuais, áudio e vídeo, e ainda composição e arranjo.

A aula inaugural ocorreu na última quarta-feira, 7, na Usina de Arte. Os alunos estudarão cinco módulos diferentes, com carga horária total de 900 horas, que abrangem conteúdos específicos e integrados – quando há intercâmbio entre as artes -, sendo que a última etapa corresponde ao estágio supervisionado. A previsão de conclusão do curso é para dezembro de 2013.

“É uma oportunidade única e, sem dúvidas, um momento histórico na formação de novos agentes de cultura para o Acre. Esses estudantes sairão daqui qualificados para o mercado de trabalho, com o conhecimento técnico e a capacidade de batalhar pela sua renda, e ainda terão a arte como aliada, sairão com uma sensibilidade diferente, verdadeiros artistas”, comenta Francis Mary, presidente da FEM.

Como funciona

Foram disponibilizadas 120 vagas, totalmente gratuitas, com aulas de segunda-feira a sexta-feira. Desse total, cerca de apenas 15% ainda não foram preenchidas. Os pais dos estudantes menores de 18 anos da rede pública de ensino devem procurar a Usina de Arte portando seus documentos pessoais, comprovante de residência, histórico escolar do filho e duas fotos 3×4. Mais informações pelo telefone 3229-6892 (falar com Lane).

No caso de desistência por mudança de cidade, problemas de saúde ou admissão em emprego, o aluno poderá, posteriormente, inscrever-se em outro curso. Caso não ocorra essa justificativa, uma nova matrícula no Pronatec ficará bloqueada pelo período de três anos. “Por isso é importante que vocês participem e levem muito a sério, com disciplina e pontualidade”, ressalta o presidente do IDM, Marco Brandão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter