Estudantes da rede estadual ganham acesso a cursos de idiomas

Ampliando oportunidades: mais de três mil jovens serão beneficiados com curso de inglês e espanhol

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Secretário de Educação, Daniel Zen participou das aulas inaugurais nas escolas Clicia Gadelha e Humberto Soares (Foto: Mardilson Gomes)

Estudantes do ensino fundamental (9º ano) e médio (1º ao 3º ano) de oito escolas da rede pública do estado iniciaram nesta quarta-feira,16, cursos gratuitos de língua estrangeira oferecidos pelo Governo do Estado. Denominados de NELs (Núcleos de Estudos de Línguas), esses espaços promoverão atividades complementares ao currículo.

A aula inaugural foi realizada nas escolas Clícia Gadelha e Humberto Soares, ontem, e contou com a participação do secretário de Educação, Daniel Zen, que foi homenageado pelos alunos com a entrega de um certificado.

Nessa primeira etapa, serão contemplados 3.650 estudantes das escolas Clícia Gadelha, Humberto Soares, Colégio Barão do Rio Branco (CEBRB), Armando Nogueira, Lourival Sombra, Lourival Pinho, Serafim Salgado e José Rodrigues Leite. Os NELs atenderão, no máximo, 25 alunos por turma e disporão de recursos didáticos adequados ao ensino de inglês e de espanhol. As turmas terão aulas duas vezes por semana, com duração de 1h30 cada. O estudante que se inscrever no NEL não pode estar cursando Língua Estrangeira em escolas particulares.

Etevaldo Mesquita, aluno do 3º ano do ensino médio da escola Clícia Gadelha, é um dos contemplados pelo NEL. O jovem, que nunca frequentou um curso de inglês, considera o projeto uma oportunidade única. “É quase uma relíquia para mim, pois ninguém na minha casa teve oportunidade de fazer um curso desses. Esse curso vai contribuir com minha vida profissional e acadêmica”, disse.

De acordo com Daniel Zen, a oferta dos cursos vai permitir que os alunos desenvolvam habilidades e competências na área, principalmente a conversação. “Esse curso representa a possibilidade de qualificá-los de forma mais adequada para o mercado de trabalho e das avaliações da escola e de concursos.”

Para que todos possam usufruir a iniciativa, o aluno só poderá se inscrever em apenas um idioma e sua participação terá que ser de, no mínimo, 75% de frequência. Os NELs oferecerão, inicialmente, apenas o nível Básico I de cada idioma. Havendo disponibilidade de vagas, serão abertas a alunos de outras escolas da rede pública estadual. Os estudantes também vão ter aulas de reforço da aprendizagem, com a utilização de vários mecanismos e instrumentos que favoreçam e facilitem o processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira estudada.

Professores capacitados

Os professores que atuarão nos cursos do NEL estão frequentando desde o segundo semestre do ano passado uma escola de idiomas para aprimorarem a técnica de conversação, já que as aulas ministradas no ensino das escolas são direcionadas para a leitura e a escrita. Ao todo, 40 docentes estão participando da formação, que deve ser concluída até o fim de 2011. Victor Hugo, um dos professores do projeto, afirma que a qualificação era necessária para melhorar a atuação em sala de aula. “Houve necessidade de nos qualificarmos para saber como estamos no nível de proficiência.”

O material didático adquirido para professores e alunos é composto por livros, CDs, micro system e DVDs. Cada aluno terá seu próprio livro de estudos. Todo o material utilizado foi selecionado pelos técnicos da Secretaria de Educação, especialistas nas áreas oferecidas.

Centro de Línguas (CEL)

O Governo também criará ainda este ano, o Centro de Línguas (CEL), que vai oferecer a língua estrangeira gratuitamente, em um espaço exclusivo com cinco salas de aulas, que comportará aproximadamente 1.200 alunos. A prioridade das vagas inicialmente será destinada para os alunos do ensino médio. Para saber em qual nível o aluno iniciará seu curso, a Secretaria de Educação fará testes que identificarão o nível de domínio na língua.

Os currículos das línguas estrangeiras (inglês e espanhol) dos CELs serão organizados por nível de proficiência (básico, intermediário e avançado) e estruturados em módulos de 45 horas, perfazendo um total de 270 horas em cada um dos idiomas.

O espaço onde abrigará o CEL terá uma biblioteca com acervo bibliográfico, onde haverá condições de utilização do material para fins de pesquisa e estudo, sempre que o aluno tiver necessidade, fora do horário de aula.

A proposta do CEL é a melhoria da qualidade do ensino de línguas estrangeiras nas escolas públicas de ensino médio, oferecendo melhores condições para o ensino e a aprendizagem. 

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