Estudantes da Escola João Calvino lançam aplicativo sobre situação dos rios na Mostra Viver Ciência

Cinco estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola Presbiteriana João Calvino, de Rio Branco, lançaram na Mostra Viver Ciência, realizada esta semana em Rio Branco, o aplicativo De Olho no Rio, criado com a finalidade de difundir informações sobre a situação dos rios da capital, como o Rio Acre e o Riozinho do Rôla.

Estudantes da Escola João Calvino desenvolveram o aplicativo de monitoramento De Olho no Rio. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Preocupados com o baixo nível dos rios no período de estiagem, os estudantes Gabriella Fortunato, Guilherme Wilke, Grazielly Lima, Letícia Melo e Kauane Ferreira realizaram diversos debates relacionados ao tema e estabeleceram parceria com a Defesa Civil do Acre, buscando suporte técnico com informações precisas para a implementação do aplicativo, que tem como objetivo monitorar o nível dos rios, em caso de seca ou enchente, e alertar a população para situações críticas.

O aplicativo tem a finalidade de difundir informações sobre a situação dos rios da capital. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“A gente espera que, se houver algum problema ambiental ou climático, a sociedade possa acessar nosso aplicativo e entrar em contato com a Defesa Civil, promovendo a conexão da população com os órgãos públicos”, explica  Gabriella Fortunato.

Tenente Dias: “Informações da plataforma de coleta de dados”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Os estudantes pretendem disponibilizar o aplicativo para os sistemas Android e IOS, criar um tutorial passo a passo como utilizá-lo, atualizando semanalmente com informações sobre o nível do Rio Acre. O aplicativo disponibiliza, ainda, informações sobre relevo, vegetação, clima e boletim diário fornecido pela Defesa Civil do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter