Estudantes celebram Dia da Consciência Negra com feira temática

Durante a feira os alunos também participaram de um desfile que valorizava a beleza negra (Foto: Eduardo Gomes/SEE)

A quadra da Escola Marilda Gouveia Viana, no Bairro João Eduardo, uma das maiores da Baixada do Sol, foi tomada por estudantes, pais de alunos e moradores das comunidades próximas durante a Somos Todos Afro, realizada pela segunda vez pelos profissionais e alunos da unidade de ensino.

A feira faz parte do plano pedagógico montado pela gestão e tem como principal objetivo apresentar as temáticas relativas ao Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20 de novembro.

Segundo o coordenador pedagógico da Escola Marilda Gouveia, Christian Moraes, a data não é de celebração e sim de reflexão. Mais de 90 % da nossa clientela de alunos é negra, mas eles ainda não se identificam assim. Ainda lidamos com preconceito, racismo e violência entre eles mesmos. Nós sentimos a necessidade de trabalhar isso, aliado a ações pedagógicas e apresentações culturais.

Estudantes e professores expuseram seus trabalhos durante a feira (Foto: Eduardo Gomes/SEE)

Envolvimento dos alunos

Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se envolveram nas diversas atividades desenvolvidas durante toda a semana. Exposições artísticas, gincanas, rodas de leitura, exibição de filmes e documentários integraram programação.

Marlon Silva, aluno do 7º ano, estava entre os estudantes que participaram de um desfile que buscava ressaltar a beleza negra. Segundo ele, atividades deste tipo mostram à sociedade que todos são iguais na busca pelo fim do racismo preconceito.

“A atividade envolveu os alunos e cada um pode interagir em várias iniciativas da feira. Eu participei do desfile, outros das apresentações culturais e mostras. Isso traz a conscientização dos estudantes e da população”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter