Estudantes apresentam ideias com potencial de mercado no Startup Juruá

Organizadores e participantes tiveram 54 horas de relacionamento intenso. (Foto de Flaviano Schneider)
Organizadores e participantes tiveram 54 horas de relacionamento intenso (Foto de Flaviano Schneider)

A primeira edição do Startup Juruá, evento realizado neste fim de semana em Cruzeiro do Sul, surpreendeu positivamente os organizadores.

Cerca de 40 participantes, especialmente estudantes, formaram oito grupos e trabalharam com temas ligados ao turismo, consumo, transporte e ensino.

Para a gestora da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Renata Souza, surgiram “ideias fantásticas” que deverão avançar.

“O objetivo é fazer com que os jovens acreditem em suas ideias, que ajudem a girar a economia do estado como empreendedores. O governo cumpre o papel de incentivar”, disse.

Depois de 54 horas de atividade intensa, iniciada na sexta-feira 16, nesse domingo, 18, os participantes apresentaram suas ideias.

A escolha das três melhores se deu por avaliação de uma banca formada pela gestora da Sect, o gestor da secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Henry Nogueira, o professor da Universidade Federal do Acre Marcelo Siqueira e o diretor do Instituto Educacional do Vale do Juruá (Ieval), Jaime Veiga.

Classificação

Organizadores e participantes tiveram 54 horas de relacionamento intenso. (Foto de Flaviano Schneider)
Organizadores e participantes tiveram 54 horas de relacionamento intenso (Foto de Flaviano Schneider)

O aplicativo Motors Fast, idealizado por estudantes do Instituto Federal do Acre, ficou em primeiro lugar.

Similar ao Uber, mas voltado para mototaxistas e seus clientes, o aplicativo disponibilizaria informações, por GPS, sobre o profissional mais próximo do interessado.

“O objetivo é transformar a ideia em uma empresa, começando por Cruzeiro do Sul e expandindo para o Acre e o Brasil”, explicou o líder do grupo, Willian Alemão Sabóia.

O segundo lugar ficou com o game interativo “Vô Mermo – Let’s Go”, voltado para incentivar o turismo, inicialmente em Cruzeiro do Sul.

“Com o apoio que o grupo vai receber pela classificação, a intenção é tocar a ideia adiante”, disse o idealizador, jornalista Leandro Altheman.

A terceira melhor ideia também surgiu de estudantes do Ifac. O aplicativo Promotest alugaria plataformas para que empresas fizessem a publicidade de suas promoções nas áreas de construção, eletrodomésticos e vestuário.

Segundo o líder do grupo, Geilson da Rocha, o objetivo é começar em Cruzeiro do Sul e expandir para todo o estado.

Embora estivesse prevista a escolha de apenas três ideias, o aplicativo “Cheiro e Beleza” também foi classificado para receber apoio.

Segundo sua líder, Elisânia Santos, estudante do Ieval, a ideia é aproximar o consumidor e o vendedor de cosméticos.

Ideias consistentes

O gestor de projetos de startup do Sebrae, Alex Lima, classificou as ideias surgidas como muito consistentes e com potencial de mercado.

Ele contou que as quatro ideias selecionadas receberão apoio de consultoria e orientação por parte da Sect, do Sebrae e da Fabriq, empresa do ramo que está se estabelecendo no estado. O Sebrae é parceiro da Sect na atividade. Além da Secretaria Estadual de Educação e Esporte e do Ieval.

O secretário de Pequenos Negócios comentou que a região do Juruá tem muito a contribuir com a inovação no estado e que a parceria da SEPN com a Sect é inevitável.

Ele informou que o governador Tião Viana já demonstrou a disposição de investir até 2018 cerca de R$ 8 milhões em pequenos negócios.

“Entre eles os projetos de startups. Alguns apresentados nesse evento certamente estarão dentro do programa de apoio aos pequenos negócios no estado”, disse.

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