Estudantes aprendem ciência através de filmes de Harry Potter

Harry Potter, uma saga da literatura e do cinema, está sendo exibida na Mostra Viver Ciência 2017.  Após as exibições de cada sessão os telespectadores analisam o mundo mágico do famoso bruxo sob o olhar da ciência e da tecnologia.

Varinhas, capa da invisibilidade e outros componentes da narrativa são apresentados em forma de miniaturas e caracterizações. De acordo com a organização os filmes buscam discutir a interdisciplinaridade do cinema com a ciência.

Coordenadores do projeto Cine Ciência (Foto: Thiago Bezerra/SEE)

Danielle Matos, supervisora pedagógica da Secretaria Estadual de Educação (SEE), afirma que já foram exibidos outros filmes nas edições anteriores sempre com essa linha da fantasia seguindo a narrativa, mas com o objetivo, também, de discutir as áreas tecnológicas, cientificas e inovadoras presentes nas obras.

“No final de cada exibição aprendemos a preparar poções mágicas, técnicas de levitação e todos os outros processos de reações do filme, de uma forma lúdica. É  uma verdadeira aula sobre diversas áreas do conhecimento da ciência por meio do audiovisual”, explica.

Os visitantes com afinidades afins com o cinema e até mesmo os curiosos têm a oportunidade de visitar a mostra podem assistir e vivenciar essa experiência até esta quinta-feira, 21, no centro de convenções da Universidade Federal do Acre (UFAC).

O Livro

A obra Harry Potter foi lançada em 1997 com 500 exemplares e desde então é referência nas preferências de crianças e adolescentes. A saga escrita por de Joanne K. Rowling já foi adaptada para o cinema em oito filmes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter