Estudantes acreanos se preparam para III Conferência Nacional pelo Meio Ambiente

Carta de Responsabilidades ambientais será entregue ao governador Binho Marques

alunos_1.jpg

Alunos preparam carta de intenções com propostas ambientais (Foto: Assessoria SEE)

Estudantes de vários municípios do Acre se reuniram na manhã desta quinta-feira, 2, no auditório do Colégio Acreano, para acertarem os últimos detalhes da participação na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Ao todo, 17 delegados de 11 a 14 anos de escolas da rede pública de ensino estarão participando do evento, que acontece de 3 a 8 deste mês, na cidade de Luziânia (GO). O evento preparatório visa fazer uma retrospectiva desde o início dos debates até o encontro estadual, que ocorreu no início de dezembro, além de planejar ações que serão discutidas.

De acordo com a técnica da Secretaria de Estado de Educação e membro da Comissão Organizadora Estadual da conferência, Maria de Lurdes, a reunião preparatória com os jovens delegados vai promover maior integração e troca de idéias, além de um último debate sobre as principais questões ambientais do planeta e das temáticas Ar, Água, Terra e Fogo.

"Estamos levando nossa Carta de Responsabilidades, construída por todos os 50 delegados no encontro estadual e que contém muitas iniciativas que podem contribuir com a qualidade de vida das pessoas", destaca.

A Carta de Responsabilidades com propostas de melhoria da qualidade do meio ambiente que será levada para o evento em Luziânia vai ser entregue também ao governador Binho Marques. Entre as dezenas de reivindicações propostas no documento, estão a redução do desmatamento, o incentivo ao uso do transporte coletivo e da bicicleta (construção de mais ciclovias) e tratamento adequado dos esgotos.    

Uma das delegadas que dará seu recado no seminário nacional levando o nome do Jordão é a jovem Maria Zaine, 13, aluna do primeiro ano do ensino médio da escola Jairo de Figueiredo Neto. Ela ressalta que, enquanto milhões de pessoas nos grandes centros estão à procura de qualidade de vida mesmo tendo todos os aparatos tecnológicos, seu município oferece tudo isso e ainda ar puro e muita beleza natural. "Sou muito feliz onde vivo, pois tenho tudo de que necessito."

Outra representante do Acre na conferência nacional é Jakeline Bento, 14, aluna da oitava série na Vila Quixadá, zona rural de Brasileia. Ela declara que apenas através da mobilização dos jovens os problemas do planeta serão solucionados. "Quero mostrar para meus colegas de outras partes do país que já saímos da teoria e estamos na prática. A comunidade da minha escola está engajada em  um projeto de reflorestamento e limpeza de uma nascente, pois temos consciência de sua importância", afirma.   

A conferência é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, formado pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Coordenação-Geral de Educação Ambiental (CGEA) do Ministério da Educação (MEC). No término do evento, os delegados de todo o país construirão a Carta de Responsabilidades para entregar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter