Estudantes acreanos já podem se inscrever no Jovens Embaixadores

Secretaria de Estado de Educação é a instituição parceira da Embaixada Americana no programa 

havener_scherrer_aluno_da_escola_kairala_jos_kairala_de_brasilia_embaixador_em_2008.jpg

Havner Scherrer, aluno da escola Kairala José Kairala, de Brasileia, embaixador em 2008 (Foto cedida)

Uma viagem de três semanas aos Estados Unidos com hospedagem, alimentação, visita a pontos turísticos, aulas de inglês, participação em atividades culturais, seguro-saúde e auxilio para compra de roupas de frio. Tudo isso está no pacote oferecido pelo Programa Jovens Embaixadores 2010, que em sua oitava edição levará estudantes de 15 a 18 anos, das escolas da rede pública de todo país, para participar de um intercâmbio cultural com todas as despesas pagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de agosto.

Criado em 2002, o programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública, que são exemplos em suas comunidades – em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O principal objetivo do programa é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e  comunidade.

Entre os vários requisitos exigidos pelo concurso, alguns são fundamentais para que o participante tenha êxito: boa fluência na escrita e língua inglesa, excelente desempenho escolar e estar engajado em atividades de responsabilidade social. Essas experiências em seus currículos fizeram com que três jovens acreanos conseguissem o passaporte para o intercâmbio. Diana Ketlem foi um deles.

A estudante, que cursou o ensino médio na Ribamar Batista, participou da última edição e passou 15 dias em janeiro deste ano nos EUA. Um dos trabalhos sociais realizados pela aluna – reforço escolar para alunos carentes – contribuiu para sua conquista. “A iniciativa mudou minha vida e me fez ver as coisas de modo diferente, de que tudo é possível”, revela Ketlem. Os outros dois acreanos contemplados com o intercâmbio foram Joanderson Souza e Havner Scherrer.

Os interessados em participar do Programa Jovens Embaixadores devem acessar a página http://www.jovensembaixadores.org/ e preencher o questionário preliminar. Depois da etapa inicial, acontecem os testes oral, escrito e entrevista, todos aplicados em inglês. Os estudantes que queiram obter mais orientações podem se dirigir à Secretaria de Estado de Educação, na Coordenação de Ensino Médio ou pelo telefone 3213-2349.

Para a coordenadora do programa no Estado, Catianregina Pinto, a seleção em todas as edições mostra o bom nível dos jovens e o interesse nos estudos. “O mérito é todo deles, que sabem agarrar uma oportunidade que é única na vida de cada um”, ressalta.

Desde a adesão ao Jovens Embaixadores, em 2006, o Acre tem classificado estudantes para o intercâmbio.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter