Estudantes e professores de cinco escolas acreanas comemoram participação na etapa semifinal da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) do programa nacional Escrevendo o Futuro, resultado de muito trabalho e dedicação. Os semifinalistas são da capital Rio Branco e dos municípios Cruzeiro de Sul e Manoel Urbano.
O concurso é uma iniciativa do Itaú Social com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). O tema deste ano é “O Lugar Onde Vivo”, que visa fomentar a valorização e integração no meio onde os alunos estão inseridos.
O evento proporciona ao estudante resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.
A competição tem o intuito de colaborar para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita dos estudantes, bem como para a formação continuada de professores de escolas públicas de todo o Brasil.
Nas edições anteriores, parte da Olimpíada já acontecia online, mas, neste ano, devido à pandemia da Covid-19, todas as ações serão realizadas virtualmente pelo portal Escrevendo o Futuro, www.escrevendoofuturo.org.br.
A olimpíada é dividida por categorias de gêneros textuais e ano/série:
– 5º ano do ensino fundamental – Poema
– 6º e 7º ano do ensino fundamental – Memórias Literárias
– 8º e 9º ano do ensino fundamental – Crônica
– 1ª e 2ª série do ensino médio – Documentário
– 3ª série do ensino médio – Artigo de Opinião
Semifinalistas
Artigo de opinião
Título: A motivação que habita em mim saúda a motivação que habita em ti
Município: Rio Branco
Escola Estadual: Sebastião Pedrosa
Gestora: Maria Sandi da Silva Guedes
Professora: Mirian Oliveira da Silva
Crônica
Título: De Repente, Conseguimos!
Município: Manoel Urbano
Escola Estadual: Nazira Anute de Lima
Gestora: Mauro Sergio Coelho do Nascimento
Professora: Eliete Machado de Carvalho
Documentário
Título: Receios e desafios: a arte de se reinventar
Município: Cruzeiro do Sul
Escola Estadual: Colégio Militar Dom Pedro II
Gestor: Rômulo Barros da Silva
Professora: Gleiciane Ferreira da Silva Freitas
Memórias literárias
Título: É preciso fazer acontecer
Município: Cruzeiro do Sul
Escola Estadual: São José
Gestora: Rosa Mônica Souza da Silva
Professora: Marcleide Maria da Silva Pinheiro
Poema
Título: Relato de prática: reflexão sobre as experiências vivenciadas na olimpíada de língua portuguesa 2021 em tempos de pandemia.
Município: Rio Branco
Escola Municipal: Ismael Gomes de Carvalho
Gestor: Elismar Pereira de Souza
Professora: Luciana Rosales Leite
“Ficamos muito felizes com a chegada dos nossos estudantes e professores à semifinal. Temos os representantes de cada gênero, deu tudo certo, mesmo no meio da pandemia. Agora que eles vão participar juntamente com a coordenação nacional, vão conseguir captar melhor a ideia do trabalho e o relato de prática feito pelos professores”, declarou a coordenadora estadual da OLP, Rosseline Muniz, representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Os vencedores da semifinal se encontrarão na etapa nacional prevista para dezembro deste ano.
O concurso é realizado a cada dois anos e em 2019 os estudantes da escola estadual Humberto Soares da Costa, de Rio Branco, trouxeram para o Acre a medalha de ouro da Olimpíada de Língua Portuguesa, da categoria documentário, com a produção Nordestinos no Acre.
A coordenadora ressaltou a expectativa para este momento “é de aprendizagem e realização, tanto dos professores como dos alunos e principalmente, levar o nome do nosso Acre com a temática da olimpíada o lugar onde vivo, para que todos do Brasil possam conhecer”, completou.