Estudante cruzeirense se classifica para a final da Olimpíada de Língua Portuguesa

A estudante do 1º ano de ensino médio da Escola Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul, Aline da Conceição Andrade foi classificada para disputar a final da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, na categoria “Crônica”, que será realizada em Brasília, nos dias 9 e 10 de dezembro. Selecionada para representar o Estado na categoria, Aline viajou para Natal (RN), onde ocorreu à semifinal. Entre 125 participantes de outros Estados, Aline se classificou entre os 38 finalistas. O estudante Alex William Almeida de Alencar, também estudante da Craveiro Costa, classificou-se em nível estadual e ainda vai participar da semifinal da categoria “Artigo de Opinião”, em Belo Horizonte (MG).

A professora Mirna Suelby Martins e aluna Aline da Conceição Andrade (Foto: Onofre Brito)

A professora Mirna Suelby Martins e a aluna Aline da Conceição Andrade (Foto: Onofre Brito)

A Olimpíada é iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social e desenvolve ações de formação de professores, visando contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Tem caráter bienal e realiza, nos anos pares, um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas brasileiras.

A edição de 2012 é a terceira e participam professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental (EF) ao 3º ano do ensino médio (EM), nas categorias: “Poema” no 5º e 6º anos; “Memórias” no 7º e 8º anos; “Crônica” no 9º ano e 1º ano do EM; “Artigo de Opinião” no 2º e 3º anos do EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Cruzeiro do Sul é destaque na Olimpíada: na primeira edição, a de 2008, um aluno da Escola Flodoardo Cabral ganhou medalha de ouro; em 2010, dois estudantes se classificaram. Na categoria “Opinião”, o classificado foi Mateus Albuquerque, aluno da 2ª série do Ensino Médio da Escola Craveiro Costa, que abordou o tema: “A violência adentrou os muros de nossas escolas: e agora?” Na categoria “Memória”, a selecionada foi Eduarda Moura Pinheiro, aluna da 7ª série da Escola Municipal de Francisca Rita de Cássia Lima Pinto, que escreveu sobre a vida de uma mulher do interior, com o título: “Chão Varrido”. A orientadora de ambas foi a professora Elisângela Oliveira Silva de Araújo.

Escola incentivou participação

A professora Mirna Suelby Martins, que orientou os estudantes, conta que no início do ano a escola decidiu inscrever todos os professores e alunos na Olimpíada: “Tivemos um grande apoio da diretora para que nenhum aluno ficasse de fora. Começamos no dia 31 de maio e foram três meses trabalhando, com oficinas de leitura, escrita e produção textual. No decorrer das oficinas, a Aline se revelou uma aluna brilhante. É uma verdadeira cronista e curiosamente, no início, disse que não trabalhava com o gênero”.

Embora apenas uma aluna tenha sido selecionada, a professora conta que todos tiveram oportunidade de aprender. Texto selecionado, foi enviado a Rio Branco, para ser comparado com textos de outras escolas. A expectativa foi grande, até que no dia 17 de setembro foi escolhida para representar o Acre em Natal, onde se classificou para a última etapa.

Aline, que na crônica deveria escrever sobre um aspecto da vida da cidade, abordou o mês de agosto, quando ocorre na cidade a maior festa católica estadual, o Novenário de Nossa Senhora da Glória, em que uma multidão de fiéis realiza grande procissão, e comparou-a com a piracema, que também acontece no período, em que milhares de peixes sobem o rio para desova. “Nunca imaginava que iria conseguir, mas com as atividades de aula eu percebi que tinha certa facilidade de trabalhar”, disse a estudante.

Aline gostou mesmo foi da viagem para Natal: “Foi uma experiência muito boa. Encontrei pessoas ótimas. Lá é como um encontro cultural, a gente conhece pessoas de vários Estados, com histórias diferentes. Nunca vou me esquecer dessa viagem”, relatou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter