Programa possibilita intercâmbio cultural com os Estados Unidos
Foi divulgada no dia 28 de outubro a seleção nacional dos Jovens Embaixadores de 2012, programa que leva alunos brasileiros da rede pública estadual para uma viagem aos Estados Unidos como parte de integração e aperfeiçoamento do domínio de língua estrangeira através do intercâmbio cultural. E um dos 45 alunos selecionados para essa oportunidade é Gláucia Albuquerque da Silva, da Escola José Rodrigues Leite.
Este ano, mais de sete mil estudantes de ensino médio da rede pública de todos os Estados brasileiros competiram por uma das vagas. A viagem está marcada para o período de 6 a 29 de janeiro de 2012, com orientação pré-partida em São Paulo dois dias antes. Desde o lançamento do programa, 249 estudantes já representaram o Brasil nos EUA como Jovens Embaixadores. Gláucia é a sexta aluna do Acre a ser escolhida desde que o Estado aderiu ao programa, em 2005.
Antes do resultado final, ocorreu em setembro a seleção estadual, no Centro de Estudo de Línguas (CEL). Além de testes escritos e orais, realizaram-se visitas aos candidatos em suas residências para certificação do perfil socioeconômico, além de questionamentos sobre a participação, dentro da escola e fora dela, por meio de atividades voltadas para a comunidade, em projetos sociais.
"Quando me inscrevi, tinha noção do que a viagem significaria para mim e para o meu Estado, caso eu fosse selecionada. E espero poder mostrar no exterior alguns dos projetos realizados no Acre, para que nossos esforços sejam vistos tanto aqui no Brasil quanto em outros países", diz a aluna.
Gláucia também explicou sobre o seu trabalho social fora da escola, que é voltado para crianças carentes de até oito anos. Realizado na Igreja Batista Regular Betel, são ensinadas histórias da Bíblia e atividades que promovem o desenvolvimento social e educacional saudável da criança, conscientizando-as do papel delas na família e na sociedade.
A estudante, que planeja seguir carreira em Relações Internacionais, incentiva os alunos a participarem de mais atividades escolares e não-escolares, além de destacar a importância do aprendizado de língua estrangeira no mercado de trabalho atual. "Aprendi inglês sozinha e penso que estudar inglês, assim como qualquer outra língua estrangeira, vale muito a pena. Afirmo que muitas mudanças na minha vida no último ano foram por causa desse conhecimento, que agora me possibilita uma viagem internacional", afirma.
Sobre o Programa Jovens Embaixadores
O Programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e contempla 25 países. Desde o lançamento, 249 brasileiros da rede pública já participaram do programa, entre eles cinco estudantes acreanos. Os parceiros da Embaixada dos EUA nessa iniciativa são: FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Centros Binacionais. Além desses, Nike e IBM tornaram-se parceiros do programa este ano.
Podem se candidatar apenas alunos de escolas públicas, de 15 a 18 anos, com boa fluência em inglês e excelente desempenho escolar. Eles também precisam estar engajados em pelo menos uma iniciativa de responsabilidade social e pertencer a famílias de baixa renda, entre outros requisitos.