Coordenador do projeto e do curso de Design Estratégico oferecido pelo IED aos artesãos que trabalham com látex no Acre, Fabiano Pereira, apresentou aos presentes os objetivos e fundamentos do Projeto aos participantes do Acre Day.
Apaixonado pelo trabalho desenvolvido, o representante do Instituto Europeu defendeu o Acre Latex Design Lab como uma visão estratégica para a Inovação Social na Floresta Brasileira.
“Não criamos um produto. Aperfeiçoamos o calçado feito de borracha pelos seringueiros desde o início do século e com isso, agregamos valor a ele”, explica.
Segundo o coordenador, a proposta do projeto é trabalhar com a identidade cultural dos extrativistas. Revelando nos produtos, o saber dos povos da floresta.
A mesma visão é compartilhada por Arturo Dell’Acqua Bellavitis, presidente da Faculdade de Design, pelo representante do Politecnico di Milano e por Eugenia Chiara responsável pelas atividades do Projeto executado pelo Poli.Design e governo acreano.
Ambos exibiram o trabalho desenvolvido no Acre com 35 profissionais e estudantes do setor de movelaria.
Com o tema “Acre, made in Amazonia: design, desenvolvimento, sustentabilidade”, eles discorreram sobre o projeto de design em madeira e apresentaram os resultados. Sempre trabalhando de forma a integrar o design com a identidade acreana, eles explicaram os layouts dos móveis expostos na exposição e como eles dialogam com objetos e conhecimentos do homem da floresta.