cadeias produtivas

Estado visita comunidade Capatará, em Capixaba, e comprova avanços na agricultura familiar

Mais de 55 famílias fazem parte da comunidade Capatará, em Capixaba e nesta sexta-feira, 25, a Secretaria de Produção e Agronegócio do Acre (Sepa) visitou alguns produtores rurais e comprovou avanços nas cadeias produtivas da agricultura familiar.

Equipe da Sepa e agricultores. Foto: Danna Anute/Secom

Programas como o Mecanizar + e Pecuária Mais Eficiente visam promover a redução da desigualdade social e fortalecem as políticas de geração de renda. Segundo dados da instituição, o Mecanizar + já beneficiou centenas de famílias.

Decir Pereira, morador do Capatará, recebeu a destoca, que é a limpeza da propriedade, mecanização, já fez o plantio e está cuidando da plantação de mandioca e milho. “Costumo dizer que o acreano não tem preguiça, e só faltava o incentivo do governo para aumentar a produção, que agora temos”, disse.

Decir Pereira (centro): “Agora temos o incentivo”. Foto: Danna Anute/Secom

Presidente da Associação Capatará e produtora na comunidade, Vanusa Correia afirmou: “Esse apoio é uma bênção; se não fosse esse olhar diferenciado aos pequenos agricultores, não chegaríamos aqui. Agora nós produzimos mais, e tudo isso graças ao incentivo da Sepa e dos servidores”.

Vanusa Correia (presidente da Associação Capatará) e agricultor Moisés de Moura. Foto: Danna Anute/Secom

Em concordância, o agricultor Moisés de Moura frisou: “Estamos felizes porque estamos tendo o auxílio da Sepa, e a atual gestão está trabalhando para que nossa produção aumente no cultivo de café, mandioca, goma, feijão, milho, abacaxi, banana e fabricação de queijo”.

Moisés de Moura na rocinha. Foto: Danna Anute/Secom

Não tão distante dali, Aldenice Rodrigues também parabenizou o governo do Acre. “Tem máquina para destoca e tem as grades. Estou feliz, a colheita está chegando a quase 40 sacas de milho, graças à ajuda e parceria do governo. Agora, a expectativa é de aumentar para 150 sacas”.

Sara Zaire, Aldenice Rodrigues e Vanusa Correia. Foto: Danna Anute/Secom

O titular da Sepa, Edivan Azevedo, destaca: “O aumento na produção do campo representa ganhos no futuro, principalmente na cadeia produtiva dos grãos, a exemplo do milho, com alta produção.”

Titular da pasta da Sepa, Edivan Azevedo.Foto: Danna Anute/Secom

Na visita estiveram presentes os técnicos Sara Zaire e Manoel Cumarú.

Governo comprovou avanços nas cadeias produtivas da agricultura familiar. Foto: Danna Anute/Secom

O papel do Estado é oferecer suporte aos pequenos agricultores, e no Acre o agronegócio se tornou uma vitrine, com bons resultados e expectativas promissoras. Assim, a agricultura familiar continua afirmando os dados do Censo Agro 2017, que revelou que o setor emprega mais de dez milhões de pessoas no país.