apoio

Estado transfere pacientes com Covid-19 para Manaus neste sábado

Pacientes do Acre serão transferidos neste sábado, 13, para tratamento de Covid-19 em Manaus (AM). A transferência ocorre mediante o apoio da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Paula Mariano, as transferências ocorrem devido ao grande número de casos de infectados por Covid-19 e à gravidade da doença, fatores que implicam no aumento da demanda por atendimento em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Atualmente, a rede pública conta com 106 leitos de UTI, quase todos ocupados, o que levou o governo do Acre a buscar parcerias com outros estados para não deixar pacientes na fila de espera.

Atualmente, sete famílias de pacientes que necessitam de atendimento em UTI já aceitaram a transferência para outros estados. Foto: Odair Leal.

“Tivemos contato com o Amazonas, que nos passou duas vagas hoje via regulação e ficou de entrar em contato para  nos informar a possibilidade de mais vagas. Dentro do nosso estado surgiram vagas de UTI hoje, em Cruzeiro do Sul, para onde já estamos articulando a transferência de pacientes de Rio Branco”, destacou.

Ainda de acordo com Paula Mariano, as transferências dentro do estado ocorrerão com o apoio das aeronaves do governo, e para fora do Acre contarão com o apoio da Força Aérea Brasileira.

Atualmente, sete famílias de pacientes que necessitam de atendimento em UTI já aceitaram a transferência para outros estados. O governo do Acre continua fazendo novas tratativas para conseguir mais vagas, inclusive junto ao governo do Rio de Janeiro.