Avanços

Estado trabalha para viabilizar a regularização fundiária de produtores de Xapuri

O Instituto de Terras do Acre (Iteracre) e a Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), trabalham em conjunto para a concessão de registros de títulos definitivos de produtores dos polos agroflorestais Xapuri I e II.

A titular da pasta do Iteracre, Gabriela Câmara, visitou nesta quarta-feira, 17, os produtores rurais de polos agroflorestais em Xapuri, como também se reuniu com os representantes do Cartório de Registro de Imóveis do município, para viabilizar a celeridade das concessões dos registros de terras.

Produtores rurais de Xapuri que serão beneficiados. Foto: Brandão Oliveira/Iteracre

“Eu tenho a convicção de que o trabalho realizado em Xapuri só vai avançar. Temos várias parcerias que estão contribuindo para a regularização fundiária da população. Além disso, o governador Gladson Cameli nos oferece toda a estrutura necessária para que essa missão seja concluída”, declarou Gabriela.

O trabalho em conjunto com os cartórios visa desburocratizar a regularização fundiária. Foto: Brandão Oliveira/Iteracre.

Durante agenda, ficou estabelecido que os servidores do Iteracre e do cartório irão trabalhar em horários alternativos para acelerar os registros de títulos, a fim de que os processos sejam finalizados em, no máximo, 30 dias. A parceria com os cartórios de imóveis foi possível graças a uma solicitação do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) junto às instituições.

Visita técnica nos polos agroflorestais. Foto: Brandão Oliveira/Iteracre

Segundo o gestor da Sepa, José Luis Tchê, mais de 100 produtores rurais serão beneficiados. “Quem ganha com isso é o produtor rural, porque ele poderá fazer benfeitorias em suas terras, procurar bancos para financiamentos, dentre outras ações”, declarou o Tchê.