driblando a seca

Estado trabalha para garantir o abastecimento de água no interior

Em tempos de forte estiagem e mananciais com níveis bem abaixo do ideal, o Estado, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), adota as medidas necessárias para garantir o abastecimento nos 21 municípios do interior.

No Bujari, onde o nível do reservatório de água bruta que abastece a cidade chegou a praticamente zero, a estratégia foi buscar uma nova fonte, com volume de água satisfatório para atender a necessidade dos usuários do Saneacre. Carros-pipa também reforçam o abastecimento. As ações contam com o apoio da prefeitura.

Com apoio do Ciopaer, equipes do Saneacre realizam sobrevoo para identificar fontes de água alternativas na região do Bujari. Foto: Clemerson Ribeiro/Saneacre

“Hoje o Bujari não sofre com falta de água; todos moradores, usuários do Saneacre, estão tendo acesso à água tratada”, enfatizou o titular da autarquia, Ítalo Lopes.

Com o objetivo de garantir maior volume de água do manancial no futuro, foi executada uma contenção para o aumento da barragem do açude. “O objetivo é que no próximo verão tenhamos uma disponibilidade de água maior”, enfatizou Ítalo Lopes na tarde desta terça-feira, 4, durante sobrevoo para mapear mais fontes de água na região, em ação que contou com o apoio das equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas do Estado (Ciopaer).

Em Acrelândia, que há bem pouco tempo sofria com a falta de água durante o verão amazônico, também foi necessário ampliar a barragem do açude. “Com o aumento, o município não sofre mais desabastecimento nesse período de estiagem”, explicou Lopes.

O trabalho do Saneacre para garantir água tratada à população é contínuo e mobiliza dezenas de servidores da autarquia, na capital e interior.