Estado retoma programa de doação e concessão de terrenos para incentivar a indústria acreana

Dando continuidade à política de incentivo às atividades industriais, a Secretaria de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo (Seicetur) doou, na tarde de segunda-feira, 27, um terreno à empresa Matayba, de artefatos de madeira, e concedeu uso de terreno no Distrito Industrial de Rio Branco à indústria de café Bujari.

Processos de regulamentação chegarão aos parques industriais e florestais de todo o estado, fortalecendo o setor. Foto: Jairo Carioca/Seicetur

A concessão ou doação de bens móveis e imóveis é regulada pela Comissão da Política de Incentivo às Atividades Industriais do Estado do Acre (Copiai/AC) e a tramitação dos documentos é analisada em parceria com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Em 2022 foram beneficiadas as indústrias Pedra Norte, Raça Forte Nutrição Animal, Companhia Altaneira de Bebidas, Plastick e Amazon Coffe Eireli.

“O empresário, de posse desse documento, passa a se consolidar, ter direitos de uso do terreno. Com a segurança jurídica, ele fortalece seus investimentos, gerando efeitos na economia”, explicou o titular da Seicetur, Assurbanipal Mesquita.

Osmar Zanatta, do ramo moveleiro, chegou no Acre em 1982 e gera mais de 20 empregos diretos. “Agora nos sentimos ainda mais fortalecidos pelo incentivo e reconhecimento ao nosso trabalho”, observou o empresário.

O proprietário do Café Bujari, Lurece Maçaniro, relatou que atua em área residencial em Senador Guiomar há dez anos e, mesmo gerando 20 empregos diretos, recebe várias reclamações dos moradores da região. Com a concessão de uso, o empresário vai erguer a nova sede da empresa “em área estratégica, possibilitando a geração de mais emprego e renda”.

Outros 28 processos estão em tramitação para concessão de galpão de marceneiro nos parques industriais florestais de Cruzeiro do Sul, Acrelândia, Epitaciolândia, Rio Branco e Sena Madureira, e doação de lotes em Rio Branco, Feijó e Epitaciolândia.

A desburocratização e agilidade nos processos que incentivem a geração de emprego e renda é uma determinação do governador Gladson Cameli.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter