Estado recebe visita de representante do Ministério da Cidadania para tratar da migração

Visando avaliar o fluxo migratório que atinge o Acre, a Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM), recebeu nesta terça-feira, 28, a visita de uma representante do Ministério da Cidadania. Na oportunidade, foi apresentando o projeto desenvolvido pelo governo federal, Operação Acolhida.

A assessora especial para assuntos de migrações, Niusarete Margarida de Lima, apresentou aos presentes a Operação Acolhida, projeto que garante aos migrantes venezuelanos assistência emergencial em Roraima (RR), principal porta de entrada. Desde o início da crise migratória, estima-se que mais de 264 mil venezuelanos entraram e permaneceram no Brasil.

A assessora especial para assuntos de migrações, Niusarete Margarida de Lima Foto: Sérgio Ronney

“O que estamos trazendo é a importância de um trabalho em rede. Não é só assistência social e direitos humanos que deve trabalhar com essas ações, mas também os órgãos de segurança, educação e saúde devem estar envolvidos”, salientou a assessora, Niusarete Lima.

No Acre, em 2019 mais de 200 migrantes procuraram a secretaria para pedir auxílio. Um diagnóstico será levantado para que o Estado entre na otimização de recursos do governo federal, já que o fluxo migratório é de demanda espontânea, ou seja, os migrantes adentram o estado sem que sejam encaminhados pelo governo nacional.

Estiveram presentes representantes da SEASDHM, Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Casa Civil, Procuradoria Municipal de Rio Branco, Secretaria Municipal de Assistência Social Foto: Sérgio Ronney

“O objetivo é juntar todos os parceiros e agora com a possibilidade do apoio financeiro do governo federal, queremos tirar do papel os projetos que idealizamos e oferecer políticas públicas com respeito ao que a legislação determina e assim garantir o atendimento humanitário e adequado a essas pessoas”, destacou a secretaria da pasta, Claire Cameli.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest