Estado realiza primeiro transplante de fígado do ano na Fundhacre

O governo do Estado, por meio da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), realizou no domingo, 14, em Rio Branco, o primeiro transplante de fígado do ano.

Fundhacre realizou transplante de fígado no domingo. Foto: cedida

“Já estamos iniciando o ano com muitas ações positivas voltadas para realização de transplantes, já foram seis procedimentos de córnea e agora temos o primeiro de fígado. Será um ano de muitas melhorias assistenciais, continuaremos atuando em favor da nossa sociedade”, enfatiza a presidente da Fundhacre, em exercício, Duciana Araújo.

Cirurgia de transplante foi bem-sucedida e teve fim por volta das 18h no domingo. Foto: cedida

O receptor R.N.F, de 63 anos, residente em Rio Branco, portador de cirrose hepática decorrente do vírus da hepatite B, com o quadro agravado devido à evolução com hepatocarcinoma, estava na fila de espera de transplante desde julho de 2023.

O procedimento teve início por volta das 7h da manhã, quando um doador local foi transferido para o centro cirúrgico da Fundhacre, onde foi realizada a cirurgia de captação e preparo do órgão. Por volta das 10h, uma segunda equipe já preparava o receptor para receber o fígado.

Procedimento foi efetuado no centro cirúrgico da Fundhacre. Foto: cedida

“A cirurgia do transplante foi bem-sucedida e teve fim por volta das 18h. O receptor segue estável, aos cuidados da Unidade de Terapia Intensiva da Fundhacre”, relatou a coordenadora de transplantes, Valéria Monteiro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter