O Governo do Estado do Acre, por meio do Departamento de Estrada e Rodagens (Deracre), no último dia 17 deu início à Operação Tapa-Buraco na rodovia estadual AC-40.
De acordo com informações do engenheiro Ivo Wiciuk, responsável pelos trabalhos, o Deracre está operando no local com asfalto fresado que foi doado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Segundo Ivo, “o Deracre está usando material paliativo cedido pelo DNIT, mas dentro de mais alguns dias estará usando o material definitivo, recomendado pela engenharia civil, o qual possui maior durabilidade”.
O engenheiro declarou que a aquisição do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), material definitivo a ser utilizado nas obras, está em processo de licitação e até o fim de março ele deverá ser usado.
A operação está acontecendo a partir do KM 32, desde a rotatória de Senador Guiomard, e tem como meta restaurar todos os pontos críticos até a rotatória de Plácido de Castro.
Ivo Wiciuk afirmou, ainda, que no local atuará uma equipe com dez pessoas, e a meta é cumprir 60 km de estrada recuperada.
Atualmente, o Estado já mantém uma equipe na estrada AC-90, mais conhecida como Transacreana, para fazer a limpeza lateral das margens da estrada. “Muito em breve estaremos trabalhando nas estradas AC-10 e AC- 407”, frisou.