online

Estado realiza Mostra de Projetos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre Fase II

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Seplag, por meio da Unidade de Coordenação de Projetos do BID – UCP BID, realiza na próxima quinta-feira, 21 de janeiro, a I Mostra de Projetos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre, o PDSA Fase II.

Evento será online, através da plataforma virtual Google Meet Arte: Divulgação.

O evento será online, através da plataforma virtual Google Meet, e tem como participantes as Secretarias de Estado Imac, Ieptec, Funtac, Iteracre, Sepa e Sema, que vão apresentar os resultados dos investimentos ao longo dos sete anos de execução do Programa. O objetivo é compartilhar experiências, e identificar erros e acertos, para buscar melhorias de implementação de novos investimentos ou continuidade nas ações junto ao BID.

O secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão, participa da abertura da Mostra às 9 horas, juntamente com a coordenadora executiva da UCP PDSA II, Roseneide Sena, o evento também conta com a presença de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Programa de Fruticultura implementado no município de Taraucá Foto: Elynalia LimaA programação segue durante todo o dia com as pautas: Mostra de Projetos no Componente I do PDSA FASE II – Expansão e consolidação de áreas protegidas e florestas comunitárias para uso sustentável; Mostra de Projetos no Componente II do PDSA FASE II – Promoção de Cadeias de Valor Florestais e Agroflorestais Competitivas e Sustentáveis; Mostra de Projetos no Componente III do PDSA FASE II – Fortalecimento da Gestão Pública Florestal e Agroflorestal.

“A mostra vem como um momento em que o próprio Banco Interamericano de Desenvolvimento participará do evento como uma oportunidade de identificar iniciativas que tenham uma capacidade, seja ela de boas práticas ou de potencial a serem replicados e implementados numa nova oportunidade, que nós estamos construindo em nome do estado do Acre, com uma carta consulta a uma nova operação de crédito junto ao BID”, explica a coordenadora executiva da UCP BID, Rosineide Sena.

Foi ofertado cursos de capacitação para jovens moradores de áreas de floresta. Foto: Elynalia LimaPara Roseneide Sena, é um momento importante de mostrar a capacidade que o Estado possui de executar projetos de desenvolvimento, “É a oportunidade das secretarias e órgãos do estado que são subexecutoras do PDSA na FASE II, apresentarem todos os seus esforços, o seu empenho, a sua capacidade de fato de fazer iniciativas e esforços se transformarem em pacto que geram uma transformação social aos produtores e aos beneficiários do programa”.

Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre – PDSA Fase II

Em execução desde 2013, O Governo do Estado do Acre implementou o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do  Acre (PDSA), com financiamento do BID, visando aumentar a contribuição do setor florestal e agroflorestal ao crescimento econômico e a redução da pobreza, mantendo o controle sobre o desmatamento no estado do Acre.

O Programa é composto por três componentes:

1 – Expansão e Consolidação de áreas protegidas e florestais comunitárias para uso sustentável

2 – Promoção de cadeias de valor florestais e agroflorestais competitivas e sustentáveis

3 – Fortalecimento da Gestão Pública Florestal e Agroflorestal