Estado realiza intervenções para garantir abastecimento de água durante estiagem

Com o objetivo de manter o nível de produção de água e evitar interrupções no abastecimento de Rio Branco mesmo no período de estiagem, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), realiza novas intervenções no sistema de abastecimento da capital.

Flutuante com novo conjunto motobomba permitirá manter o nível de produção de água tratada mesmo com nível do rio baixo. Foto: Assessoria Depasa

Atualmente, o sistema de abastecimento da capital conta com captação e duas estações de tratamento (ETA I e ETA II), com capacidade para produzir 1.600 litros por segundo, quantidade ideal para atender a necessidade de consumo dos moradores da capital. Quando se aproxima o verão, e já prevendo as dificuldades normalmente impostas quando o nível do Rio Acre fica abaixo da média, o governo do Estado desenvolve estratégias que otimizam recursos para manter a produção necessária.

A ETA I, que complementa a produção da ETA II, logo contará com mais um equipamento flutuante, que em tempos de rio com nível baixo poderá garantir mais 300 litros por segundo, permitindo manter o nível de produção ideal. O equipamento já está disponível para montagem e deverá ser instalado nos próximos dias. A instalação deve se dar em operação conjunta com o Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), que garante apoio para manutenção da máquina PC, que será utilizada para instalação na nova motobomba da ETA I.

Com investimentos emergenciais já feitos, hoje a ETA I  opera com uma bomba flutuante (conjunto motobomba de 250 litros/segundo) e outra submersa (motobomba de 300 litros/segundo), que garantem a produção total de cerca de 600 litros/segundo.

Já a ETA II, com capacidade para produzir mil litros por segundo, conta atualmente com três bombas flutuantes, sendo uma reserva. Nesta quinta, 18, a unidade também opera com capacidade máxima. “Garantir o abastecimento de água é uma prioridade da gestão Gladson Cameli e, seguindo determinação do governador, nós do Depasa estamos sempre empenhados, unindo forças para garantir os serviços de água e esgotamento à população”, destaca a presidente do órgão, Waleska Bezerra.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter