mutirão até 22 horas

Estado realiza campanha de vacinação em frente ao Palácio Rio Branco

Mutirão segue até as 22 horas deste sábado, com sorteio de 20 ingressos para o show do Gusttavo Lima, após o encerramento da ação

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), deu início, às 8h da manhã deste sábado, 20, em frente ao Palácio Rio Branco, a um mutirão de vacinação contra a Covid-19 para o público maior de 12 anos. A ação se estende até as 22h.

Mega Vacinação acontece durante todo o sábado até as 22h. Foto: Sergio Ronney/Secom.

A Mega Vacinação, visa estimular a população quanto à busca da imunização contra a Covid-19. Os interessados devem levar CPF ou cartão do SUS, documento com foto e a carteira de vacinação para aqueles que vão em busca da segunda ou dose de reforço.

A ação foi organizada de forma a atender quatro grupos que, de acordo com a coordenação do Programa Nacional de Imunização, são:

Atrasadinhos: acima de 12 anos de idade até 120 anos para receber a lª dose;

Proteção pela Metade: acima de 12 anos de idade até 120 anos para receber a 2ª dose;

Preciso me cuidar: pessoas acima de 12 anos com alto grau de imunossupressão; após 28 dias da 2ª dose para receber sua dose adicional.

Reforçando meu compromisso: acima de 18 anos de idade até 120 anos com mais de 5 meses da última dose para receber a dose de reforço.

Desde cedo a população já se fazia presente em busca da vacinação. Carol Gama, 23, não perdeu a oportunidade de tomar a dose de reforço. Ao saber do mutirão, dirigiu-se até o local: “Eu  estava passando aqui, aproveitei para tomar porque querendo ou não a gente sabe que a doença continua circulando e aí é bom se prevenir”, afirmou.

Carol Gama de 23 anos, já garantiu sua dose de reforço. Foto Sérgio Ronney/ Secom.

O aposentado João Batista, 64, estava animado, acordou cedo, foi até o mutirão e recebeu sua dose de reforço. Ele falou da luta que enfrentou ao contrair a Covid-19. “Deus em primeiro lugar e a vacina em segundo, porque foi Deus que deu a sabedoria ao homem, então a gente tem que tomar, quem não tomou que venha pelo amor de Deus, que venha mesmo, eu tive essa doença e sei o que eu passei, o quanto foi triste, se a vacina tivesse chegado antes eu não teria chegado a esse ponto de ser internado por 17 dias no Into”, destacou.

O senhor João Batista de 64 anos, agradeceu disponibilização da vacinas. Foto: Sérgio Ronney/ Secom

Janaína Negreiro enfermeira da coordenação de Imunização e também voluntária na ação, destaca a importância da ação para a população: “A Secretaria Estadual de Saúde e a coordenação do Programa de Imunização percebem a importância de estar oferecendo para as pessoas mais uma oportunidade, todos os dias as unidades estão abertas, mas a gente sabe que devido à correria, às atividades, o trabalho mesmo, muitas pessoas não têm um tempo para ir na unidade de saúde, então hoje se torna mais uma oportunidade para as pessoas estarem buscando a vacinação. Muitas pessoas não tiveram a oportunidade e eu sou uma defensora porque perdi pai e mãe e quando eu os perdi a vacina estava sendo aprovada então infelizmente eles não tiveram a oportunidade que muitas pessoas hoje têm de fazer valer um direito e um também dever do cidadão”, reforçou.

Janaína Negreiro, enfermeira voluntária na ação. Foto: Sérgio Ronney / Secom.

A Sesacre informa que quem compareceu à campanha de vacinação em frente ao Palácio Rio Branco neste sábado, 20, para tomar a segunda dose contra Covid-19, a partir das 14 horas, estará concorrendo a 20 ingressos para o show do cantor Gusttavo Lima. Os ingressos foram ofertados pela própria organização do show como forma de incentivar o comparecimento da população à campanha de imunização. O sorteio ocorrerá ao final do mutirão, às 22 horas, em frente ao Palácio.