Estado realiza ação pelo fim da violência contra a mulher em presídios de Cruzeiro do Sul

Uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), por meio do Centro Especializado em Atendimento à Mulher (Ceam), em Cruzeiro do Sul, realizou nesta quinta-feira, 23, visita na Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva e na Unidade Penitenciária Feminina Guimarães Lima. Na ocasião, foram feitas duas rodas de conversas com o intuito de promover compreensão quanto aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, iniciado na segunda-feira, 20.

Ação foi realizada nas unidades prisionais masculina e feminina. Foto: Genilsa Silva/Ceam

A ação contou com a participação do delegado da Polícia Civil, Renan Santana, responsável pela Delegacia Especializada Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEMPCA); a psicóloga Amanda Lima, também da DEMPCA; e alunas do curso de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac).

De acordo com Genilsa Silva, coordenadora do Ceam de Cruzeiro do Sul, há a necessidade em se levar informações às pessoas em situação prisional, além de apresentar a Rede de Proteção às Mulheres.

“Queremos que os reeducandos rompam os ciclos de violência e não retornem ao sistema prisional, buscando o apoio das instituições”, reforçou Genilsa, acrescentando que, desta forma, a equipe se pôs à disposição. “Inclusive, fechamos parceria com a Unidade Feminina. A ideia é que estejamos, nas próximas semanas, no local, para contribuirmos com espaços de respeito e acolhimento”.

“Queremos que elas entendam que também há políticas públicas para que elas se reinsiram na sociedade”, diz Genilsa Silva, coordenadora do Ceam em Cruzeiro do Sul. Foto: Genilsa Silva/Ceam

No caso das mulheres, em específico, houve ainda um acolhimento. “Queremos que elas entendam que também há políticas públicas para que elas se reinsiram na sociedade”, finalizou Silva.

Programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Imagem: Divulgação/Semulher

Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres conta com uma programação com mais de 80 ações integradas e se encerra no dia 10 de dezembro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter