Estado realiza 4º encontro da Rede Acreana de Planejamento e Orçamento Governamental

Por Aldeir Oliveira

O governo do Estado, via Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag), por meio do Departamento de Planejamento Governamental (Deplag), em parceria com o Departamento de Governança (Degov) e Departamento de Pesquisa e Indicadores (Deepi) realiza, a partir desta quarta-feira, 18, o 4º encontro da Rede Acreana de Planejamento e Orçamento Governamental (Replag).

A atividade será dividida em duas partes. A primeira se estende até sexta, 20, e tem como objetivo apresentar o Sistema de Monitoramento do Plano Plurianual (PPA). A segunda irá ocorrer entre os dias 23 e 27, quando será ministrada uma oficina para operacionalização do novo sistema.

No último encontro do Replag, a chefe do Departamento de Planejamento Governamental, Vasti Albuquerque Quintana Queiroz, apresentou a plataforma que ainda não estava no ar na época. Foto: Mariá Thaumaturgo/Decom Seplag

Criada por meio do Decreto nº 8.686, de 16 de abril de 2021, a Replag é composta por servidores que atuam nos setores de planejamento e orçamento dos órgãos da administração direta e indireta, para articular, integrar e fomentar os processos e instrumentos de planejamento e orçamento, visando eficácia, eficiência e efetividade das políticas públicas.

Imagem: Divulgação/Seplag

O encontro também tem o intuito de dar transparência aos processos de monitoramento dos projetos prioritários, discutir sobre as boas práticas de gestão pública, além de dar e receber feedback das setoriais de planejamento e de orçamento.

Segundo Cristian Casas, gestora de políticas públicas e chefe do Departamento de Planejamento e Governança da Seplag, essas novas ferramentas que serão apresentadas são necessárias para que se possa fazer o devido acompanhamento dos planos e metas do governo.

“As ferramentas também são importantes porque elas orientam os órgãos sobre as tomadas de decisão. O que está ou não está funcionando, o que se pode corrigir, o que é possível ser feito, além de ser uma forma de fazermos a prestação de contas para o cidadão e também para os órgãos de controle como, por exemplo, o Tribunal de Contas do Estado”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter